Sessão de Terapia: tudo o que você precisa saber sobre a 5ª temporada
EspeciaisNotíciasSéries Brasileiras

Sessão de Terapia: 5ª temporada aborda pandemia, compulsão alimentar e maternidade

Por 4 de junho de 2021 Sem Comentários
sessão de terapia globoplay

A série, protagonizada por Selton Mello, estreia no dia 04 de junho no Globoplay

Você está preparado para voltar ao consultório de Caio Barone? A 5ª temporada de Sessão de Terapia estreia nesta sexta-feira (4) no Globoplay. Em 35 episódios, o terapeuta recebe pacientes que tem questões com a maternidade, compulsão alimentar, pandemia, entre outros. Além disso, o protagonista tem um novo terapeuta interpretado por Rodrigo Santoro.

O programa foi gravado durante a pandemia, em outubro de 2020, com todos os protocolos de segurança e a Covid-19 e o isolamento social permeiam a trama. Porém, o novo ano aborda diversos temas atemporais. “Com excessão da enfermeira, os pacientes enfrentam situações que podem acontecer a qualquer momento de suas vidas, independente da pandemia. Ela aparece mais como um fator de stress e surgimentos de alguns gatilhos”, afirmou a roteirista, Jaqueline Vargas.

O novo terapeuta de Caio Barone

sessão de terapia globoplay

Rodrigo Santoro vive o novo terapeuta de Caio Barone (Selton Mello)

PUBLICIDADE

Para viver David, Rodrigo Santoro decidiu falar com diversos terapeutas para entender qual seria a linha da psicologia do personagem. “Era muito importante saber qual o tipo de terapeuta o David seria”, disse. “Ele é o resultado de todas as conversas que tive, sendo um mosaico do que escutei e senti”.

O terapeuta é um profissional reconhecido que está se especializando em trabalhar com crianças por uma razão muito específica. O público descobrirá o motivo ao longo dos episódios. Mesmo assim, ele atende adultos e estará muito disposto a ajudar Caio. “A relação terapeuta e paciente para o David é muito humanizada. Ele de certa forma é próximo ao paciente. Curiosamente, o Caio também o ajudará muito. É um encontro muito interessante de dois terapeutas”, ressaltou Santoro.

A jornada de Caio Barrone

O protagonista enfrenta um novo processo de luto, desta vez com a morte de sua mãe e precisa lidar com o aparecimento de um irmão que ainda não conhece. O novo integrante da família é vivido por Danton Mello, irmão de Selton na vida real. “Nós nunca trabalhamos como irmãos na TV e nenhum diretor ou autor teve essa ideia. É muito emocionante o encontro desses dois irmãos por parte de mãe e o meu encontro com o Danton”, disse Selton Mello. “Nós usamos as nossas semelhanças para brincar com os personagens”.

Os pacientes da 5ª temporada de Sessão de Terapia

sessão de terapia globoplay

Letícia Colin interpreta uma mãe com depressão pós-parto

Segunda-feira: Manu (Letícia Colin) – é uma jovem que sempre quis ter um filho e agora enfrenta depressão pós-parto. A questão da idealização da maternidade é abordada, além do quanto é permitido as mulheres terem dúvidas ou fraquezas diante dessa nova realidade.

Terça-feira: Tony (Christian Malheiros) – é um motoboy que sustenta da família e deseja muito ter a oportunidade de estudar e um emprego fixo. Ele é o paciente que Caio atende como voluntário, após conhecê-lo em uma ONG. Ter a presença deste personagem era uma vontade de Selton para abordar como a terapia deve ser realizada por todos, independente da classe social.

Quarta-feira: Giovana (Luana Xavier) – é uma vendedora muito simpática e eficiente que tem um sério problema de saúde. O tema compulsão alimentar é discutido e diversos questionamentos surgem ao longo do processo: “Por que você continua fazendo algo que te prejudica?”, “Por que você não consegue se controlar” e “O que é este buraco que te angústia tanto e que você precisa preencher com comida?”.

Quinta-feira: Lidia (Miwa Yanagizawa) – é uma enfermeira que foi para a linha de frente logo no começo da pandemia e enfrentou situações muito difíceis. Ela lida com trabalho excessivo e um stress pós-traumático.

A atriz Morena Baccarin, que viveu a terapeuta e namorada de Caio, realiza uma participação especial atuando via online e pelo telefone. Também espere por uma aparição de Guilhermina (Lívia Silva), paciente do quarto ano que está morando na Suíça.

Os bastidores da série

Selton também contou como é o processo de gravação de Sessão de Terapia. Pelo fato da série abordar temas tão essenciais e tocantes, muitas pessoas da produção costumam se emocionar durante as gravações. Zécarlos Machado, o terapeuta das três primeiras temporadas, chegou a chorar diversas vezes por se identificar com os dilemas que já enfrentou em sua vida.

“Todos fazemos terapia assistindo ao programa. Ninguém da produção está ali apenas por um trabalho. Existe um envolvimento emocional tão bonito de ver. Mais do que uma série, é uma missão! Nós percebemos, desde a primeira temporada, o valor e o impacto que ela causa nas pessoas”.

Sobre a preparação dos atores, Selton disse que costuma ensaiar pouco antes das filmagens. “Pretendo ensaiar cada vez menos, até chegar um dia que não ensaiarei mais. Existe um frescor deles estarem ali pela primeira vez que é essencial. É o limite de fazer e ser”.

A terapia de Selton Mello

Após cinco temporadas de Sessão de Terapia, Selton confessou que o programa o ajudou a ser um paciente melhor e a entender mais seu terapeuta da vida real. Inclusive, ele decidiu homenageá-lo, imitando a maneira com que o profissional encerra a sessão. “Ele faz uma coisa que eu adoro, que é um misto de educação e constrangimento porque o tempo acabou”, disse rindo. “Ele sorri, dá uma batida na perna e diz ‘Vamos lá”. Eu gosto de fazer isso, porque estou interpretando o meu terapeuta naquele momento”.

Confira o trailer abaixo:

 

Sessão de Terapia 5ª temporada

Amanda Negrini

Amanda Negrini

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Especialista em cultura pop, é autora da tese "A Evolução das cantoras Pop Americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga".

Sem Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Pop Séries. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Pop Séries poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.