Skip to main content

A série é protagonizada por Jottapê, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas

Atualmente, Sintonia é um dos maiores sucessos nacionais no catálogo da Netflix. A série foi criada pelo Kondzilla, o produtor musical que é referência no funk, e que hoje tem um dos maiores canais do Youtube do Brasil. Desde sua estreia, em 2019, a produção conquistou o público.

A trama acompanha as histórias de Doni (Christian Malheiros), Nando (Jottapê) e Rita (Bruna Mascarenhas), jovens moradores da mesma comunidade em São Paulo. Desde crianças, eles convivem com a dura realidade da pobreza, das drogas, conhecem a fé e a música. Porém, devido a escolhas diferentes suas vidas tomam rumos opostos.

A série também apresenta um panorama muito real das instituições criminosas e como elas se organizam. Em paralelo, vemos a explosão do funk e a ascensão dos jovens talentos.

Confira um resumo das três temporadas de Sintonia e o que podemos esperar da nova fase.

1ª temporada

Nando, Rita e MC Doni são três jovens que representam os pilares sociais da favela – o crime organizado, a religião e o funk, respectivamente. As experiências de infância irão transformar esses jovens, levando-os a tomar caminhos bem distintos.

MC Doni, ou Donizete, é o mais abastado dos três jovens, seus pais são donos de um mercadinho no bairro e o jovem sempre está envolvido na administração do local. Mas seu real sonho é ser um cantor de funk de sucesso, e passa a investir na sua carreira. Ao conhecer MC Dondoka o jovem acredita que sua grande chance chegou, mas a cantora rouba a música de Doni, mostrando ao jovem que esse meio é cheio de pessoas mal-intencionadas. Sem dinheiro para gravar seu primeiro videoclipe, ele acaba fazendo um empréstimo com o agiota do bairro.

A vida de Doni tem uma reviravolta quando seu pai morre vítima de um infarto. O jovem assume o negócio da família. Porém, no final da temporada ele consegue assinar contrato com uma gravadora de funk.

Em paralelo, Nando convive com uma realidade bem diferente. Foi pai na adolescência, casou e assumiu as responsabilidades de uma família quando ainda era um garoto. Com dificuldades em se colocar no mercado de trabalho e tendo que prover o sustento para seu filho e esposa, Nando entra para o tráfico de drogas e acaba se tornando um dos principais traficantes da comunidade.

Leia mais:   Fallout: conheça a série apocalíptica do Prime Video

Já Rita, vive sozinha na mesma favela, e ganha a vida vendendo produtos falsificados, sempre na companhia da sua amiga Cacau. Rita também vendia maconha, e um dia a mercadoria vai parar na mochila de Cacau que acaba sendo detida e encaminhada para um abrigo de menores infratores.

Ao se desculpar para a mãe de Cacau Rita leva uma surra, é expulsa da casa em que morava e acaba se envolvendo com Formiga, um dos integrantes da facção criminosa local. Sem saber para onde ir, Rita pede abrigo em uma igreja evangélica da comunidade, começa a frequentar os cultos, se batiza e deixa a vida de crimes para trás.

A primeira temporada conta com seis episódios.

2ª temporada

Nessa temporada, o público acompanha mais a fundo a vida dos três protagonistas e presencia os seus desafios cotidianos na vida da comunidade.

Doni ganha notoriedade no meio musical, fazendo parceria com músicos reconhecidos como a MC Luzi (Fanieh). Porém a pressão dos empresários começa a incomodar o jovem.

Enquanto isso, Nando está completamente envolvido com o tráfico, agora em uma posição de chefia. Sua esposa, Scheyla (Julia Yamaguchi) está esperando o segundo filho do casal, o que deixa Nando ainda mais preocupado com o seu futuro.

Já Rita entra de cabeça na religiosidade e passa a ser um membro ativo da comunidade evangélica, participando de ações beneficentes no seu bairro. Em um desses eventos voluntários, ela conhece Levi (Bruno Gadiol), o filho do pastor local com quem vive um romance. Em meio a muitos desafios, eles conseguem fundar uma nova igreja na comunidade.

3ª temporada

Nessa temporada, a série tem um enredo de tirar o fôlego. Começamos com Doni descobrindo o mundo da fama e tudo o que envolve esse universo. Sexo, uso de drogas e pessoas mal-intencionadas. Doni se apresenta em Paris e retira o MC do nome.

Nando ganha muito poder no narcotráfico e passa a comandar operações nas fronteiras do Brasil. Após o nascimento do seu segundo filho, ele tem como objetivo levantar uma quantia em dinheiro para sair do mundo do crime.

Leia mais:   Inacreditável: Dan Aykroyd em nova série de mistério

Rita continua sendo uma fiel assídua e proativa na comunidade evangélica, mas decide entrar para a política e se candidata a vereadora. Ela disputa o cargo com um obreiro da igreja e esse embate é uma das melhores tramas da temporada.

A problematização das drogas

Essa temporada vem com uma reflexão muito importante sobre o mundo das drogas. Doni, no auge de sua fama, passa a se envolver com inúmeras mulheres, mesmo tendo namorada, sempre acompanhado por bebidas e drogas. Com uma linguagem ousada e muito realista, vemos como a imersão nesse mundo é rápida e voraz, o que de início é apenas uma brincadeira, torna-se um hábito.

Bastidores da fama

Além das drogas e do sexo, Sintonia também mostra o controle que algumas gravadoras e empresários exercem, ou tentam exercer, nos artistas. Doni vê que suas tomadas de decisão passam a ser mínimas, e começa a se questionar. Sem um apoio psicológico adequado, o jovem passa a se refugiar em doses, cada vez maiores, de álcool.

O que esperar da 4ª temporada de Sintonia?

A Netflix já divulgou a sinopse oficial da quarta temporada, confira:
“Depois de sofrer um atentado bem quando tentava uma saída do mundo do crime, Nando vai ter que lidar com as graves consequências impostas sobre seus amigos e família. A conta das escolhas feitas chegou cara para o trio da Vila Áurea, mas sempre há um novo caminho para quem não aceita a derrota e acredita na força da amizade.”

Para essa nova temporada podemos esperar muitos momentos emocionantes e de conflito interno dos protagonistas, que tentarão, a todo custo, se encontrar e melhorar suas vidas.

A Netflix também divulgou uma imagem com os três protagonistas, mas a data para a estreia ainda não está disponível.

 

Kondzilla fora de Sintonia?

Kondzilla é o criador de Sintonia, mas parece que o clima entre o astro e a Netflix não é dos melhores. Em um evento de tecnologia realizado em Lisboa, o idealizador da série disse: “Se esse tipo de negócio fosse o mesmo da música, eu participaria dos resultados, dos royalties de Sintonia. Mas agora trabalho com outros canais e estou feliz de ter reconhecimento. Eu não quero nunca mais trabalhar com a Netflix”.

Leia mais:   Sherlock Holmes: as melhores séries do detetive

Mesmo sem revelar o motivo que o fez tomar a decisão de se afastar da plataforma de streaming, Kondzilla ainda disse que a plataforma nem sequer agradece pela criação de uma das séries de maior sucesso no catálogo nacional. Ele também afirmou que a série continua, mas sem ele.

A mídia noticiou que houve um desencontro entre os anseios do criador e os da Netflix, e que esse foi o fator decisivo para o desligamento de Kondzilla. De qualquer maneira, aguardamos ansiosas por essa nova fase da trama.

Elenco

– Bruna Mascarenhas como Rita;
– Christian Malheiros como Nando;
– Jottapê é Doni;
– Leilah Moreno é MC Dondoka;
– Vanderlei Bernardino vive Seu Chico;
– Vinicius de Oliveira como Éder;
– Rosana Maris é Jussara;
– Fernanda Viacava como Sueli;
– Martha Meola é Lucrécia;
– Daniela Nefussi como Márcia;
– Danielle Olímpia dá via a Cacau;
– Felipe Vidal é Stephano;
– Jefferson Silvério como Rivaldinho;
– Yumarie Morales como Rita;
– Adriano Bolshi é Marcão.

Participações especiais

Além do elenco recorrente, a série contou com algumas participações muito especiais com nomes de peso como Dani Russo, Tainá, MC Kekel, Alok e Gabi Lopes.

Alice Braga também participa da série, só que por trás das câmeras. Atriz brasileira, que hoje é referência internacional, é uma das donas da produtora ‘ Los Bragas’ que participa da elaboração do programa. A ideia de transformar em seriado o que inicialmente era para ser um filme, foi da produtora Los Bragas. Alice trabalhou como produtora executiva e divulgou muitos elogios ao elenco e ao Kondzilla.

Com um elenco sensacional, uma equipe de produção de peso, e uma história que contém representatividade para milhões de jovens brasileiros e da América Latina como um todo, Sintonia traz um novo fôlego para o catálogo da Netflix.

Mostrando três realidades distintas, mas que pertencem ao mesmo lugar, a trama revela as diferentes camadas de uma comunidade e a luta diária para conquistar os sonhos e ter reconhecimento.

Se você ainda não assistiu, vale a pena começar. Se você já foi cativado por essa história, deixe nos comentários qual a sua temporada e personagem favoritos.

Organize sua maratona com o nosso Planner!