Exibida pelo canal Fox, Sleepy Hollow foi uma das maiores surpresas da fall season 2013. Sucesso de audiência, a série explora a lenda do Cavaleiro Sem Cabeça nos tempos atuais. Ichabod Crane (Tom Mison) é um ex-soldado que desperta 250 anos após ser salvo por sua esposa Katrina (Katia Winter) em decorrência de um poderoso feitiço. O protagonista descobre quem tem como missão impedir o apocalipse na Terra.
Um grande fator que contribuiu para o sucesso de Sleepy Hollow é, sem dúvida, a estrutura do roteiro, centrado em um mostro por semana, o que rendeu um novo fôlego ao clássico. O modelo ficou consagrado, principalmente, em programas de terror como Arquivo X, Twin Peaks e Além da Imaginação. Somado a isso, o show conta com produtores consagrados no ramo da ficção científica. Alex Kurtzman e Roberto Orci foram responsáveis pela execução de Fringe e Star Treck.
Assista aos primeiros cinco episódios da série
A fórmula para o sucesso está também nas falta de semelhanças da série com outras versões já vistas da história do cavaleiro, entre elas, a do filme homônimo de Tim Burton. A trama segue uma linha de investigação paranormal, centrada em uma pequena cidade, muito parecida com a dinâmica do seriado Supernatural, um dos favoritos da audiência no gênero.

O principal problema da atração, no entanto, consiste justamente nesta integração, entre os personagens clássicos e os monstros. Ignorando o fato de que um departamento de polícia acreditaria que um ex-soldado da Guerra da Independência foi ressuscitado, certos argumentos, como o melhor amigo de Ichabod ser o Cavaleiro do Apocalipse, acabam forçando as barreiras dos limites da ficção.
Em relação ao elenco, atores consagrados como Orlando Jones e John Noble deram um toque especial à narrativa. Mais do que isso, Tom Mison surpreendeu com a sua performance. O ator conseguiu dar um tom sutilmente cômico a Crane, ao interpretar uma pessoa deslocada em relação à realidade e aos avanços tecnológicos após um sono de dois séculos. O mesmo não se pode falar de Nicole Beharie, a tenente Abbie Mills, que não obteve o carisma do público com um atuação morna e pouco memorável.
Cidade de Sleepy Hollow promove passeios turísticos
Sleepy Hollow conseguiu encerrar sua primeira temporada com alto índice de popularidade – o último episódio foi assistido por 6.9 milhões de lares nos EUA – e também renovação de uma segunda temporada ainda para 2014. Assim como o destino da tenente Mills, quase tudo indica que a atração não será enterrada nas profundezas do purgatório. Pelo menos, por enquanto.
• Por Anna Yves