Skip to main content

Nova produção baseada na série estaria sendo desenvolvida

Lançada em 2011, Suits ficou no ar por nove temporadas. Embora sua longevidade seja admirável, durante quase uma década em que esteve presente na programação da TV, a série apresentou um sucesso mediano, apesar de ter uma boa crítica. A chave de virada para o aumento da popularidade da trama, entretanto, estava nas mãos das plataformas de streaming.

Atualmente disponível no catálogo da Netflix, Suits experimentou uma onda de novos fãs quando foi adicionada ao serviço. Com a facilidade de acesso aos episódios, que ultrapassam a marca dos 100, a procura pela produção foi tão grande que levou os executivos a tomarem uma decisão que está sob especulação há algum tempo: a criação de uma nova série inspirada na original.

Trazendo em seu histórico um spin-off malsucedido, a decisão foi novamente questionada. Pearson, que estreou em meados de 2019, acompanhava a mudança de vida e de cidade da personagem Jessica Pearson, que era interpretada pela aclamada atriz estadunidense Gina Torres.

Continua após a publicidade..

Pearson

Em decorrência da baixa audiência que alcançou, Pearson foi cancelada depois de apenas uma temporada no ar, deixando em aberto vários enredos que não puderam ser desenvolvidos, nem finalizados.

Embora seja comum que séries derivadas nem sempre toquem o coração dos fãs, o final prematuro da trama não deixa de decepcionar.

Vale destacar que a série tinha Jessica como única personagem conhecido do público, e por mais que ela fosse querida, não foi suficiente para manter a atenção dos telespectadores voltada para a tela. O novo círculo que a rodeava e as problemáticas abordadas não cativaram a audiência que naquela época ainda consumia a obra original.

Leia mais:   Inacreditável: Dan Aykroyd em nova série de mistério

O criador de Suits

O medo de não atingir as expectativas já foi compartilhado pelo próprio criador da série, Aaron Korsh. O roteirista e produtor norte-americano revelou quais seriam as maiores barreiras para esse projeto, de acordo com a sua visão.

Entre os temores citados por ele estava a greve do Writers Guild of America e do SAG-AFTRA, que está perto do fim, além da falta de uma plataforma estabelecida e da dificuldade que teria em trazer o elenco original de volta. Em meio a esse processo, a própria NBCUniversal vinha tentando convencer Korsh a embarcar em uma nova tentativa.

Ambientada em um escritório de advocacia fictício localizado em Nova York, Suits acompanhava os personagens Mike Ross, vivido pelo ator canadense Patrick J. Adams, e Harvey Specter, interpretado por Gabriel Macht. No início, o foco da série girava em torno da relação entre os dois, da parceria profissional e dos segredos que os uniam.

Muito querido pelo público, Mike era um garoto com memória sem igual que mesmo tendo sido expulso da faculdade, obteve uma nota excelente na prova de admissão do curso de Direito. Do outro lado está Harvey, um conceituado advogado de Manhattan que oferece ao outro uma posição de advogado associado após conhecer o seu talento. Os dois mentem ao dizer que Mike frequentou Harvard e essa mentira é um dos pilares que viria manter os dois ligados.

Leia mais:   Fallout: conheça a série apocalíptica do Prime Video

Baseada em casos jurídicos e suas bem-sucedidas resoluções, com o passar dos anos a narrativa foi sendo diversificada, o enredo foi abrindo seus leques e os personagens ganhando novas ramificações, sem perder a essência fundamental.

Novo elenco e enredo 

Além de naturalmente ser difícil reunir um elenco inteiro para uma revival ou algo do gênero, falando especificamente do elenco de Suits, a probabilidade seria basicamente impossível: começando por Meghan Markle, que casou com o príncipe Harry e praticamente aposentou sua carreira em Hollywood.

Como acontece em diversas produções, até mesmo reunir o elenco para a última temporada não foi uma tarefa fácil, o que remete ao questionamento inicial de que se uma produção derivada teria o mesmo desempenho e frenesi que foi alcançado com a original, principalmente graças ao serviço de streaming.

De acordo com recente levantamento divulgado pelo Deadline, a nova produção já está em desenvolvimento, mas ainda sem maiores detalhes em relação aos bastidores da negociação. Ainda segundo essa fonte, a série não se trata de um revival, nem de um reboot, muito menos de um spin-off, o que gera ainda mais curiosidade da parte dos fãs.

Caso seja confirmado que a trama vá se desenvolver no estilo de franquias como as aplaudidas séries CSI e NCSI, é bastante provável que muitos olhos se voltem outra vez para Suits, incluindo aqueles que, em sua época de exibição, não prestaram tanta atenção.

Com produção e plataforma ainda não definidas, uma boa forma de tentar medir o sucesso do drama está nas redes sociais. O próprio criador Aaron Korsh se mostrou bastante surpreso com a repercussão da notícia. Através de uma de suas redes, ele comentou: “Eu sempre pensei que nós éramos subestimamos, mas acabou que até eu subestimei Suits”, escreveu.

suits

Foto promocional do elenco na última temporada da série

Nostalgia e o futuro

Vivendo uma era repleta de revivals, comebacks e elementos regados de nostalgia, é inegável que diversas produções já conhecidas pelo público estão sendo observadas e consumidas através de olhares diferentes e mais atentos, especialmente se estão sob a névoa nostálgica.

Leia mais:   Contos de fadas: séries para quem curte o gênero

Entretanto, por mais que os elementos principais da série original estejam sendo prometidos para o novo projeto, a exemplo de manter o trabalho do criador e da narrativa que será passada no universo que já é tão conhecido e familiar dos telespectadores, tentar recriar uma fórmula aclamada não é uma tarefa das mais fáceis, muito menos garantida, principalmente se levado em conta o histórico de erros e acertos.

Exibida entre os anos 2011 e 2019, ao todo Suits bateu a marca de 134 episódios lançados, entre altos e baixos de audiência, indicações a prêmios, saída de atores do elenco e outros aspectos. O drama ganhou um remake coreano que foi transmitido em 2018, e embora seja pouco conhecido a nível mundial, esse dado é relevante para medir o alcance da franquia.

E, enquanto novas informações não são liberadas, a boa notícia é que as nove temporadas de Suits continuam disponíveis para streaming.

Organize sua maratona com o nosso Planner!