Skip to main content

Final da 1ª temporada revela porque Ellie é imune ao Cordyceps

The Last of Us é talvez uma das melhores adaptações já realizadas de um game. É também uma visão diferente e cruel de um mundo pós-apocalíptico onde sobreviver é um desafio diário.

A trama é ambientada vinte anos após a civilização moderna ser destruída. O motivo? Uma pandemia global causada pelo fungo Cordyceps, que controla e consome o corpo de seu hospedeiro. Joel (Pedro Pascal), um sobrevivente experiente com um passado sombrio, é contratado para contrabandear Ellie (Bella Ramsey), uma menina de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva. Mas a garota guarda um segredo: de alguma forma, ela é resistente ao tal fungo e carrega consigo a esperança para uma cura universal.

Mundo apocalíptico

A série da HBO é vitoriosa em vários aspectos. Agrada ao público dos videogames ao criar um mundo fidedigno e bem realista. Também foge do estereótipo dos zumbis lentos e decrépitos, a ameaça em The Last of Us é bem mais mortal e eficaz, dizimando grande parte da população mundial. Quem resistiu vive no medo, isolado ou então nas zonas seguras comandadas por uma organização militar remanescente dos governo oficial, a FEDRA. Os Vagalumes, um grupo revolucionário, combate com bala as leis rígidas impostas por eles.

Continua após a publicidade..
Leia mais:   'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' é um drama histórico imperdível

Nos bastidores, Pedro e Bella são a combinação perfeita. Mesmo que com a presença de personagens coadjuvantes que preenchem as lacunas do passado-presente na história, boa parte da ação concentra-se no elo desenvolvido pelos dois personagens. Joel perdeu a filha durante a descoberta da doença, ela foi baleada em seus braços por um militar. Anos depois, ele nunca foi o mesmo e seu desprezo pela vida humana só cresceu. Mercenário, mata sem remorso pela justificativa única da sobrevivência e, no início, Ellie é somente uma carga. A menina, por sua vez, é mais uma vítima de um mundo destruído. Órfã, cresceu sendo doutrinada pela FEDRA e perdeu a única amiga que tinha para o fungo.

 

O jogo muda quando a companheira de Joel, Tess (Anna Torv), é morta tentando proteger a garota. Joel faz promessa de levá-la até os Vagalumes, mas o caminho até lá é extremamente perigoso, e na busca por seu irmão perdido o protagonista acaba desenvolvendo um elo especial com Ellie, de pai e filha. Sem uma consciência e com uma moral muito flexível, Joel mata sem piedade quem passa pelo seu caminho. Ele não é um herói como Rick Grimes, em The Walking Dead, e nem um vilão sádico como Negan. Mesmo com tanta matança, é difícil não torcer por ele. O seu único objetivo é proteger a menina, mesmo que a humanidade toda padeça por conta disso.

Leia mais:   A Casa do Dragão: quando estreia a 2ª temporada?

O destaque fica para o episódio terceiro da temporada, Long, Long Time, que tem como foco uma das histórias paralelas à jornada de Joel e Ellie. Conhecemos a história do sobrevivencialista Bill, que passa a viver sozinho em sua cidade quando o apocalipse acontece. Sozinho, ele passa a desenvolver uma rotina única, até a chegada de um visitante que mudará por completo a sua vida. É um bom contraponto para a saga sombria de Joel, mostrando que o ser-humano age bem diverso frente ao medo – afinal, num mundo caótico sempre haverá bondade e esperança.

Por que Ellie é imune ao Cordyceps?

O último episódio da temporada, Look for the Light, respondeu a principal dúvida do público sobre a imunidade de Ellie. Depois de enfrentar saqueadores, assassinos cruéis e até um culto canibal, os personagens chegam ao esconderijo dos Vagalumes. Lá Marlene conta a Joel que Ellie carrega em seu cérebro o mapa para a cura – o fungo hospedeiro se instalou no local.

Em um flashback, vemos a mãe da menina sendo mordida pouco depois de seu nascimento, quando o bebê ainda está conectado pelo cordão umbilical. Ellie foi contaminada dessa forma, uma condição única, que possibilitou a sua imunidade ao fungo. Atordoado com a ideia da morte de sua protegida, Joel mata todos e resgata a garota da sala de operação, mentindo sobre o que aconteceu.

Leia mais:   Pinguim: vilão do Batman ressurge em série da Max

Os dois partem rumo ao encontro de Tommy, irmão de Joel, que comanda uma comunidade isolada no Wyoming com a esposa, Maria, onde ambos encontram um lar. Assim como no final do primeiro jogo, Jackson tornou-se um lugar seguro para todos.

A HBO já anunciou a renovação de The Last of Us para segunda temporada.

the last of us

Bella Ramsey como Ellie

Organize sua maratona com o nosso Planner!