Skip to main content

HQ da Turma da Mônica é uma das mais conhecidas do Brasil

Nem parece, mas há 60 anos o cartunista Mauricio de Sousa teve a ideia de criar a sua primeira tirinha sobre uma menina forte e destemida, que adora seu coelhinho de pelúcia, para Folha de S.Paulo. A inspiração veio de casa, acompanhando a rotinha das filhas.

Continua após a publicidade..

“Eu estava trabalhando em minha sala enquanto elas brincavam. Mônica arrastando um coelhinho de palha que eu tinha comprado na feira e a Magali comendo uma melancia inteira. Eu não estou exagerando!”, contou Mauricio.”E aí vieram as personagens. Eu não inventei nada.”

Tudo aconteceu em 1963 e até hoje a Turma da Mônica está presente nos lares brasileiros, por diversas gerações. De lá para casa, os quadrinhos cresceram e ganharam espaço na moda, no teatro, na TV e até no cinema, com uma nova leva de produções live-action. O sucesso foi que Mônica foi nomeada embaixadora do UNICEF, em 2007, com o objetivo de defender os direitos das crianças e dos adolescentes.

Continua após a publicidade..

Em evento de comemoração da data, Mauricio de Sousa acompanhando da filha, Mônica Sousa, apresentaram um calendário de eventos especiais que viajará pelo país para comemorar o aniversário da menina mais conhecida do bairro do Limoeiro.

Programação Turma da Mônica 60 anos

Uma das ações anunciadas para este ano é a criação de 82 bibliotecas, com 20.500 exemplares de livros, destinados ao público infantil. É a realização de um grande sonho do cartunista, que passou a sua infância lendo nas bibliotecas da cidade. “Em Mogi das Cruzes, eu frequentava três delas, porque uma só não era suficiente. Fiz amizade com os bibliotecários para sugerir novos livros e lia um por dia, da hora do almoço até de madrugada, para desespero da minha mãe”, conta.

E quem não conhece coelho Sansão? A amada – e também temida – pelúcia irá ser uma das atrações centrais da Avenida Paulista, em São Paulo. A intervenção artística estreia no Conjunto Nacional, e depois viaja pelo Brasil. O mesmo destino é reservado para uma tirinha gigante itinerante, com tema ainda não revelado.

Para os amantes do teatro, uma novidade: o Circo da Mônica. Apresentações estão planejada para o Rio de Janeiro e São Paulo a partir de julho, no Teatro Bradesco.

Também na capital paulista, a exposição Sempre Fui Forte, acontece na Casa das Rosas, e irá contar a história da personagem, desde a sua criação até o seu sucesso pelo mundo.

Soma-se aos anúncios, um novo filme live-action da Turma da Mônica, desta vez do Chico Bento, o lançamento de edições especiais do Sansão personalizadas por estilistas nacionais e um podcast sob o comando da MSP.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.