Skip to main content

Personagem era uma das aliadas de Lagertha

Lançada em 2013, a série Vikings se trata do primeiro projeto de ficção do History Channel e a princípio teve um modesto orçamento, antes que se tornasse uma das séries com mais influência entre os amantes de cultura pop.

A trama é um drama histórico que mergulha os espectadores na intrigante e brutal era dos guerreiros nórdicos, explorando as suas conquistas, traições e os destinos dos personagens que muitas vezes estão entrelaçados entre si.

Inspirada nas histórias de invasões, de comércio e de exploração, a série aborda em seu enredo quase mil anos de história e cria um retrato envolvente da cultura Viking, trazendo um destaque de figuras lendárias que moldaram o curso dos eventos na Europa medieval.

Finalizada em 2020, Vikings ficou no ar durante seis temporadas. Como plot principal, a produção se inicia acompanhando Ragnar Lothbrok, que se torna lendário por suas incursões Vikings.

Ao lado de seus leais companheiros, incluindo sua bela esposa Lagertha e seu ambicioso irmão, Rollo, Ragnar embarca em expedições ousadas que alteram o curso de sua história para sempre.

Com o passar das temporadas, e a medida que a narrativa avança, os filhos de Ragnar passam a assumir o protagonismo da série, enfrentando novos desafios políticos, batalhas épicas e dilemas morais.

A história de Astrid

Dentro os personagens que acabaram se destacando e atraindo os olhares do público está Astrid, interpretada pela atriz sueca Josefin Asplund. Cheia de reviravoltas, sua história é marcada por situações difíceis.

Introduzida como uma forte escudeira, Astrid era a segunda em comando de Lagertha (Katheryn Winnick) e fazia parte de sua corte em Hedeby. Na quarta temporada de Vikings, foi revelado ao público que Astrid e Lagertha eram amantes.

LEIA MAIS  Os Simpsons: como surgiu a 'A Casa da Árvore dos Horrores'?

Com muitas idas e vindas, após a morte Ragnar, Astrid se torna amante de Björn, mesmo ainda fazendo parte da corte de Lagertha. Com o salto de uma temporada, na quinta parte da série, Astrid é sequestrada por Harald e levada à força para seu reino, onde foi obrigada a se casar com ele.

Trazendo um retrato cru e real da realidade das mulheres em tempos e sociedades como os que são mostrados na série, Astrid acaba sendo abusada sexualmente por outro homem além do que a forçou a se casar. Ela descobre que está grávida, mas a trama não revela se o filho era de Harald ou decorrente de um ataque.

A morte de Astrid

Embora estivesse presa em uma realidade conturbada e cruel, Astrid ainda nutria um grande amor por Lagertha, sua antiga amante. Esse amor, somado ao pesadelo que estava vivendo, levou a personagem a tomar uma atitude drástica ainda na quinta temporada.

No vigésimo episódio, durante uma grande luta, Astrid suplicou que a amada a matasse. Ela afirmou que não queria ser mãe de um filho de Harald e implorou para a mulher tirasse sua vida juntamente com a vida do bebê que ela estava carregando em seu ventre.

Sentindo muito pesar, Lagertha hesita em obedecer, pois não queria que sua amada morresse, muito menos que o terrível ato de matá-la viesse de suas próprias mãos.

LEIA MAIS  Christopher Reeve: o que aconteceu com o Superman dos filmes?

Porém, percebendo essa hesitação, Astrid decide tomar uma atitude por conta própria e corre na direção de Lagertha, atravessando a espada da guerreira Viking em seu ventre. Antes de morrer, ela diz a Lagertha que espera que a deusa Freya tenha um lugar para ela em seu salão.

Sexta temporada

Após o trágico fim de Astrid, Vikings ainda se manteve no ar por mais uma temporada e trouxe para as telas diversas outras mortes, sendo que algumas delas eram esperadas e outras não.

Uma das mortes que agradou os fãs foi a de Bjorn, que já havia provado diversas vezes ser um destemido lutador, considerado até mesmo um semideus. Ele perde a vida lutando, como não poderia deixar de ser. O guerreiro morre ao ser atingido por flechas ao mesmo tempo que mantinha sua espada erguida no ar.

Outra morte inesperada que aconteceu no final da última temporada foi a Ivar, que sempre manteve uma relação de falsidade com o Rei Oleg, mas ao contrário do que se esperava pelo enredo, ele não é morto por Oleg, e sim em um combate.

Vikings: Valhalla

Criada por Jeb Stuart especialmente para a plataforma da Netflix, o spin-off Vikings: Valhalla chegou ao público em 2022 para suprir a falta que a série original deixou no coração dos fãs.

Filmada no Condado de Wicklow, na Irlanda, a série é ambientada 100 anos após os eventos que são retratados no enredo de Vikings e narra o início do fim da Era Viking, que é marcada principalmente Batalha de Stamford Bridge, que acontece em 1066.

LEIA MAIS  Christopher Reeve: o que aconteceu com o Superman dos filmes?

O primeiro episódio já começa de forma intensa, como conta a sinopse oficial. “No Danelaw, uma colônia Viking na Inglaterra, é o dia de Saint Brice e Harald Sigurdsson parte para a Noruega. Enquanto isso, o rei Aethelred II, o governante da Inglaterra, ordena que todos os colonos dinamarqueses na Inglaterra sejam mortos, incluindo o irmão de Harald, Sten Sigurdsson. O rei Canute, o governante da Dinamarca, chama todos os guerreiros Vikings para se encontrarem em Kattegat para formar um exército para se vingar”.

O elenco principal é composto por Sam Corlett como Leif Eriksson, Frida Gustavsson como Freydís Eiríksdóttir, Leo Suter como Harald Sigurdsson, Laura Berlin como Rainha Emma da Normandia, Jóhannes Haukur Jóhannesson como Olaf Haraldsson, Bradley Freegard como Rei Canuto, David Oakes como Godwin e Caroline Henderson como Jarl Haakon.

Outros nomes que também podem ser vistos na série são Lujza Richter como Liv, Gavan O’Connor-Duffy como Njal, Edward Franklin como Skarde, Sam Stafford como Ulf, Álfrún Laufeyjardóttir como Yrsa, Jack Mullarkey como Toke, Kenneth M. Christensen como Jarl Norí, James Ballanger como Hallbjorn, Christopher Rygh como Agnarr, Pääru Oja como Arne Gormsson, Jaakko Ohtonen como Johan e Robert Mccormack.

Explorando as tensões entre os vikings e a realeza inglesa, Vikings: Valhalla já teve duas temporadas lançadas e a terceira está prevista para chegar ao serviço de streaming em 2024. Jeb Stuart, o criador do spin-off, já adiantou que essa será a última temporada da série.