Skip to main content

Watchmen era a aposta mais esperada do canal HBO para 2019. Os fãs dos quadrinhos de Alan Moore estavam ansiosos e um pouco desconfiados para conferir qual seria a abordagem de Damon Lindelof (The Leftovers).

Continua após a publicidade..

O produtor executivo decidiu avançar a narrativa trinta anos após dos acontecimentos das HQs, que era ambientada na época da Guerra Fria. Com isso, provocou uma crítica aos acontecimentos políticos e sociais que vivemos no mundo de hoje. Os super-heróis mascarados, que não possuem superpoderes e vivem no anonimato, são obrigados a combater os inimigos do ódio. E os supremacistas brancos da Sétima Cavalaria podem ser associados a ala conservadora mundial preconceituosa e principalmente racista.

Assista ao trailer de Watchmen

Continua após a publicidade..

Apesar das mudanças e da contextualização, Lindelof é honesto ao utilizar às referências dos quadrinhos de Moore e David Gibbons. A série se torna uma homenagem digna e honesta da mitologia, que pode agradar muito mais do que o filme lançando em 2009. A fotografia do seriado, inclusive, é muito semelhante a paleta de cores utilizadas nas HQs.

A atração possui um roteiro complexo e com arcos narrativos muito bem entrelaçados, que é envolto em mistérios. Por isso, inicialmente pode causar certa estranheza ao público que não é familiar aos quadrinhos. Obviamente, Lindelof não escolheu um caminho simplório para fornecer respostas rapidamente. A identidade dos Vigilantes é revelada aos poucos e bons suspenses – como uma chuva enigmática na estreia – promoverá algumas boas teorias.

Veja as primeiras imagens de Watchmen 

O programa conta um elenco brilhante, com atuações de Regina King e Jeremy Irons e Don Johnson. Além da uma trilha sonora espetacular, que inclui músicas de Bob Dylan, Jimi Hendrix e Jhonny Cash.

A série também possui alguns mistérios na realidade. Em um painel da NY Comic-Con, Lindelof afirmou que a série foi desenhada apenas para uma temporada. Pelo bom resultado apresentado, talvez ele tenha que rever sua estratégia. Tik Tock! Watchmen, é uma adaptação certeira!

A série é exibida aos domingo na HBO.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Amanda Negrini

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Especialista em cultura pop, é autora da tese "A Evolução das cantoras Pop Americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga".