O canal AMC exibirá a partir desta segunda-feira (26) a primeira temporada de The Terror. Baseada em fatos reais e produzida por Ridley Scott, a série acompanha a expedição da Marinha Real Britânica em busca da passagem noroeste pelo Ártico.
Em um território completamente inóspito, a tripulação precisa enfrentar condições traiçoeiras e recursos limitados para sobreviver. Além disso, são obrigados a se defender de um misterioso predador.
FTWD: Kim Dickens fala de morte polêmica na 3ª temporada
O Pop Séries! conversou – com exclusividade – com o protagonista da atração, Jared Harris. O ator, que é conhecido por atuar em The Crown, Mad Men e Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, vive o capitão do HSM Terror, Francis Crozier. No bate-papo, ele contou como é interpretar um herói da história britânica.
Acompanhe abaixo:
POP SÉRIES! – Você conhecia a história de Francis Crozier antes de participar da série?
JARED HARRIS – Não, de maneira nenhuma! Esse é um material novo para mim. Normalmente recebemos roteiros que são remakes, reboots e sequências (risos). Eu gostei muito do roteiro, adorei a inteligência da escrita e a maneira com que a história é contada. Eu estou confiante com o seu resultado. Por exemplo, no primeiro episódio, o navio fica preso no gelo e há uma cena em que Francis e Fitzjames estão comendo e percebem que as latas de comida estão envenenadas.
A maneira com que eles descobrem é muito perspicaz. Um escritor inseguro, provavelmente colocaria um diálogo explorando as razões da comida estar envenenada, mas a forma com que a câmera interage com o personagem já diz muita coisa. O fato não será revelado no momento, mas é o início de um bom arco narrativo. Eu achei isso fantástico, ele sentiram que não precisava contar toda a história de maneira tradicional. Eles foram confiantes em acreditar que a audiência iria investir na história.
Hap and Leonard 2ª temporada: entrevista com Tiffany Mack
*Como o capitão Crozier é inserido na trama e qual serão os seus principais desafios na temporada?
JH – Justiça seja feita, ele era o explorador polar mais experiente entre os três capitães do navio. Ele deveria ser o responsável pela expedição, mas não foi o escolhido. Quando ele viu Fitzjames a bordo, ele percebeu que se eles descobrissem uma passagem no Ártico ele estaria fora da história. Aquela seria uma conquista de Fitzjames. Crozier já sabia que ele seria o homem esquecido.
Eu li muitas de suas cartas, as que ele enviou para a família antes de desaparecer no gelo. Ele falava das frustrações em sua carreira. Para ganhar dinheiro na época, você precisava comandar um navio e esse serviço – em particular – tornou-se muito lucrativo. Ele eram os rockstars e os heróis da época e suas conquistas eram relatadas nos jornais. Eles eram responsáveis por descobrir partes inexploradas do mundo. Você poderia garantir o seu futuro e o Crozier queria fazer parte disso.
Entrevista: Dan Spielman fala sobre 2ª temporada de The Code
*Como The Terror é baseado em uma história real, quais foram os elementos utilizados para interpretar Crozier?
JH – Você lê tudo o consegue! Olha para as fotografias para entender. Eles tiraram alguns retratos em que é possível ver o clima da expedição. Você consegue ver claramente que Franklin e Fitzjames estão mostrando o seu status, com seus uniformes todos paramentados. Já Crozier não está usando nada daquilo e isso me disse muito sobre a sua personalidade. Ele se via muito mais como um marinheiro antes de mais nada. Isso é muito útil para determinar a minha interpretação.
Além disso, li uma série de livros, pesquisas e assisti a alguns documentários que exploraram a história. Foi muito importante para compreender o que eles estavam enfrentando naquele momento.
*O seriado apresenta uma atmosfera opressiva e obscura. Como é interpretar um personagem que possui uma trajetória emocional tão profunda?
JH – Bom, não haverá melhora (risos). O que acontece com essas pessoas é uma devagar descida ao inferno. O seu trabalho é acreditar que é possível encontrará uma saída. Sendo o personagem ou o ator, você pensa: “A situação é ruim, mas se fizermos isso eu tenho quase certeza que nós conseguiremos sobreviver”. Você precisa convencer a si mesmo de que é possível e tenta vencer os obstáculos. Sim, é difícil mas é o desafio!
Entrevista: Yael Stone comenta estreia de Deep Water
*Como foi o clima no set de filmagens, já que a série é carregada de cenas fortes?
JH – O elenco é composto, em sua maioria, por atores britânicos. E nós temos a tradição do humor negro. Então, foi engraçado! As pessoas estavam o tempo todo fazendo piadas.
The Terror estreia no dia 26 de março no canal, às 22h30, no canal AMC.