'Star Wars: A Ascensão Skywalker' encerra saga com mensagem de esperança e antigos personagens » Pop Séries
CinemaFicção CientíficaStar Wars

‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ encerra saga com mensagem de esperança e antigos personagens

Por 18 de dezembro de 2019 Sem Comentários
star wars: episódio IX - a ascensão de skywalker

Quando J.J. Abrams e a Disney decidiram reviver o clássico criado por George Lucas, Star Wars, muitos dos fãs da saga de ficção científica ficaram preocupados com o caminho que o estúdio iria seguir.

O Despertar da Força (2015) apresentou ao público a protagonista da nova história, Rey (Daisy Ridley), uma catadora de lixo que é surpreendida pelos seus dons Jedi. Sua jornada foi acompanhada no início, por Han Solo e Chewbacca, personagens amados da franquia.

J.J. Abrams revela que Carrie Fisher sabia que ele iria dirigir outro filme de ‘Star Wars’

Com Os Últimos Jedi (2017) a trama explorou o movimento da resistência, comandado por Leia (Carrie Fisher), e revelou o destino de Luke Skywalker (Mark Hamill). Apesar de ser uma história destinada à nova geração, com um forte discurso de empoderamento feminino, o grande trunfo da trilogia Star Wars foi a sua habilidade de resgatar antigos personagens da trama e transportá-los para o contexto social do século 21.

A Ascensão Skywalker – estreia 19 de dezembro nos cinemas – encerra a saga de Rey e Kylo Ren (Adam Driver), filho de Solo e Leia, que interpretou um vilão um tanto decepcionante se comparado Darth Vader. Como em seus antecessores, o filme explorar a dualidade entre a força, entre o bem e o mal, e capacidade de redenção dos personagens. Rey continua o seu treinamento como Jedi, enquanto a Resistência descobre planos assustadores da Primeira Ordem, agora comandada por um líder já conhecido.

carrie fisher star wars

O retorno de Carrie Fisher no papel de Leia, mesmo após a morte da atriz, é um dos destaques da trama

The Mandalorian: J.J. Abrams explica a popularidade do Baby Yoda na internet

Nessa luta, a protagonista finalmente acaba descobrindo a sua origem, o seu verdadeiro sobrenome. Outro destaque é a presença de Fisher na trama, que morreu antes das filmagens do longa, e que participa da história por conta de cenas resgatadas e recursos tecnológicos. Com isso, Abrams consegue encerrar com competência a narrativa da líder da Resistência, assim como dos antigos personagens.

Como em toda produção Star Wars, a mensagem de esperança é o que conduz a trama. Será que uma grande ameaça é capaz de unir diversos povos? Essa é a reflexão proposta por A Ascensão Skywalker, além do discurso universal de amizade e compaixão. Mas sem o apelo à nostalgia, o longa-metragem acaba entregando um final mediano aos fãs. Talvez, tenha faltado coragem para surpreender. Rey nunca esteve “tentada” a realmente explorar o seu lado sombrio e Rey acabou se tornando uma adição medíocre à saga, apensar de todo o talento de Driver. A principal crítica está no final proposto, extremamente previsível.

Felicity Jones, de ‘Rogue One’, adoraria retornar ao universo Star Wars

Com o fim da trilogia moderna, novas produções da franquia devem demorar para chegar ao cinema. A plataforma de streaming da Disney tem investido em séries paralelas, como The Mandalorian. Outro projeto em desenvolvimento é focado na trajetória de Obi-Wan Kenobi, com o retorno de Ewan McGregor ao papel. Com poucos personagens icônicos vivos ainda na trama de Star Wars, talvez esse seja o caminho mais seguro – e lucrativo – ao estúdio. Explorar enredos paralelos com a presença de nomes icônicos. Afinal, a popularidade do bebê Yoda só prova o vínculo nostálgico que público ainda tem pelos antigos Jedi.

Loading...
Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.