Skip to main content

Nem o Yoda vai resistir ao nosso guia!

Acompanhar a linha temporal de Star Wars pode não ser uma tarefa das mais fáceis, afinal, a franquia transita por muitas eras que estão dispostas em centenas de anos diferentes.

Embora a maior parte da produção televisiva da saga seja voltada para a animação, o lançamento de séries como The Mandalorian, que foi o primeira live-action a ser criado para o streaming, abriu portas para que novas tramas do mesmo segmento chegassem ao público.

Pensando nessa diversidade de lançamentos envolvendo a amada franquia, separamos uma lista com todas as séries do universo Star Wars em ordem cronológica que irá facilitar a sua maratona!

Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi

Star Wars Aventuras dos Jovens Jedi

Ainda que seja uma série recente, o cenário que Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi abrange data como o mais antigo em toda a linha temporal da saga.

A história acompanha os jovens Jedi estudando caminhos da Força, explorando a galáxia e ajudando criaturas necessitadas. Ela é ambientada cerca de 200 anos antes da linha do tempo de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.

A animação foi lançada em 2023 e está disponível na Disney+.

Star Wars: The Acolyte


Ainda em desenvolvimento, a série The Acolyte será ambientada em um período de cerca de 100 anos antes da história contada no longa Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, que foi lançado em 1999.

Esse fato coloca a trama nos anos finais da Alta República, consequentemente a tornando a primeira série de Star Wars na ordem cronológica até o momento.

O elenco de The Acolyte será composto pelos atores Dafne Keen, Dafne Keen, Lee Jung-jae, Amandla Stenberg, Manny Jacinto, Carrie-Anne Moss, Rebecca Henderson, Dean-Charles, entre outros.

Leia mais:   O Urso: Carmy aposta tudo em trailer da 3ª temporada

Star Wars: Histórias dos Jedi

star wars: Histórias dos Jedi

Nessa série de antologia, alguns aspectos da vida de personagens específicos são explorados. A primeira temporada é composta por seis episódios, três cobrindo a vida de Ahsoka e os outros três a de Dookan.

Criada por Dave Filoni e Charles Murray, Histórias dos Jedi foi feita especialmente para o serviço de streaming do Disney+.

A série foi lançada em 2022 e o seu elenco principal é composto pelos atores Liam Neeson, Micheál Richardson, Janina Gavankar, Matt Lanter e Corey Burton.

Star Wars: A Guerra dos Clones

a guerra dos clones

Lançada em 2008, a série traz aos fãs um enredo que não foi abordado nos prequels de Star Wars, que é a Guerra dos Clones.

No decorrer de sete temporadas, o público é apresentado ao conflito e pode ver os batalhões de clones e importantes Jedi, a exemplo do Anakin e de Obi-Wan.

A sequência cronológica da linha temporal de Star Wars que estamos acompanhando nesse texto pode ser observada na 7ª temporada de A Guerra dos Clones, já que o seu final ocorre simultaneamente a Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, de 2005.

Essa produção também está disponível no Disney+.

Star Wars: The Bad Batch

The Bad Batch

A trama de The Bad Batch começa logo após o final de A Guerra dos Clones, dando sequência à cronologia da saga.

A série acompanha um grupo de clones no primeiro dia do Império Galático. Renovada para a terceira temporada, os novos episódios chegam ao público em 2024.

Star Wars: The Bad Batch está disponível no Disney+.

Obi-Wan Kenobi

obi-wan kenobi

Uma das séries mais aguardadas pelos fãs de Star Wars, Obi-Wan Kenobi é ambientada dez anos após os eventos de
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith
e nove anos antes de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança.

A trama segue Obi-Wan (Ewan McGregor) após a perda de seu ex-aprendiz para o lado negro da Força. Ainda se sentindo mal por isso, ele parte em resgate da princesa Leia (Vivien Lyra Blair), que foi sequestrada pelo Império Galáctico, colocando-o de cara com um confronto com Darth Vader.

Leia mais:   The Acolyte: trailer da série do universo 'Star Wars'

Confira resumo da primeira temporada de Obi-Wan 

Andor

andor

Essa série se trata de um spin-off de Rouge One e é ambientada cinco anos antes dos eventos do filme, ou seja, nos primeiros dias da Rebelião.

O personagem central é Cassian Andor (Diego Luna), que morreu no final de Rouge One. A série acompanha sua jornada para se tornar o espião que conhecemos no longa.

A segunda temporada de Andor já foi confirmada e estima-se que seja lançada em 2024.

Star Wars Rebels

Star Wars Rebels

Essa animação começa cinco anos antes da batalha da Estrela da Morte e acompanha a equipe da espaçonave Fantasma do começo ao fim.

Foi o primeiro projeto da Disney e se tornou parte fundamental do universo das séries. O final de Star Wars Rebels inclui um epílogo que acontece após O Retorno do Jedi.

The Mandalorian

the mandalorian

Extremamente aguardada pelos fãs, a série The Mandalorian foi lançada em 2019 e teve excelente recepção por parte do público.

Sua linha temporal envolve muitas nuances, o que torna difícil determinar exatamente qual é a sua cronologia. Supõe-se que a primeira temporada foi ambientada cinco anos após o Retorno dos Jedi, ou nove anos após a Batalha de Yavin.

Lançada em 2019, ela é estrelada pelo ator Pedro Pascal, que interpreta um caçador de recompensas solitário e sua tentativa de proteger Grogu (também conhecido como Bebê Yoda). O papel rendeu muitas críticas positivas a Pascal, que se tornou ainda mais querido pelo público com esse projeto.

Leia mais:   Fallout: conheça a série apocalíptica do Prime Video

O Livro de Boba Fett

boba fett

Lançada em 2021, a série de Boba Fett nasceu como spin-off da citada anteriormente, The Mandalorian, e continua exatamente de onde a segunda temporada da outra terminou.

A trama mostra a luta de Bob Fett para manter a sua posição como chefe do crime de Tatooine após as mortes de Jabba The Hutt e de Bib Fortuna.

Além disso, ela explora flashbacks da época da suposta morte de Boba Fett em O Retorno de Jedi.

Ahsoka

Ahsoka Tano

Lançada em 2023, a princípio Ahsoka também foi difícil de ser colocada na ordem cronológica dos acontecimentos de Star Wars. Entretanto, os eventos do episódio 7 confirmaram que a série é ambientada após a terceira temporada de The Mandalorian.

Ahsoka (interpretada por Rosario Dawson) tem uma temporada até o momento.

Skeleton Crew

Skeleton Crew

O live-action Skeleton Crew é uma futura série que será retratada no mesmo período de The Mandalorian.

O criador da atração é Jon Watts, que dirigiu os filmes de Homem-Aranha. O protagonista será Jude Law e a trama vai acompanhar quatro crianças tentando encontrar o caminho de casa.

Star Wars: A Resistência

Star Wars A Resistência

Os acontecimentos retratados em Star Wars: A Resistência começam menos de um ano antes da destruição da Nova República pela Primeira Ordem em Star Wars: O Despertar da Força, de 2015.

A história cruza com a trama de O Despertar da Força e Os Últimos Jedi. Lançada em 2018, a animação tem duas temporadas.

Organize sua maratona com o nosso Planner!