Skip to main content

Os novos favoritos de drama, comédia e animação

Sempre que dezembro chega, ele traz consigo aquela conhecida vontade de assistir a filmes de Natal e de nos fazer mergulhar em histórias e universos cheios de árvores, luzes e pisca-piscas.

Continua após a publicidade..

Ao longo das décadas, várias produções foram ganhando o coração do público e se tornaram indispensáveis nessa época do ano, por mais que já tenham sido assistidas diversas vezes.

Pensando nisso, separamos uma lista de filmes temáticos clássicos para a sua maratona.

Continua após a publicidade..

Confira:

Como o Grinch Roubou o Natal

Como o Grinch Roubou o Natal

Lançada em 1966, a animação Como o Grinch Roubou o Natal foi inspirada em um livro infantil escrito pelo cartunista, poeta e ilustrador norte-americano Dr. Seuss e publicado em 1957.

Dirigido por Chuck Jones, o curta tem 26 minutos de duração e acompanha a história de uma criatura amargurada que nutre uma forte aversão às comemorações de Natal, confraternizações, presentes e tudo mais que envolva o período natalino.

Um dos personagens mais conhecidos e amados pelo público, o Grinch ganhou várias versões e adaptações ao longo dos anos, mas essa segue sendo atemporal.

Esqueceram de Mim

 

Bastante popular nos anos 1990, a série de filmes de Natal, Esqueceram de Mim, é uma parada obrigatória durante as festividades natalinas. Escrito por John Hughes e dirigido por Chris Columbus, o longa é protagonizado por Macaulay Culkin que se eternizou no papel de Kevin McCallister.

Aos oito anos de idade, Kevin é esquecido em casa quando sua família viaja para Paris para passar as férias de Natal. Embora fique feliz por estar sozinho, o garoto logo se depara com perigos e com ladrões que querem invadir o seu lar.

O elenco conta também com Daniel Stern como Marv Merchants, Catherine O’Hara como Kate McCallister, John Heard no papel de Peter McCallister e Roberts Blossom interpretando o velho Senhor Marley. Ao todo, a franquia é composta por seis filmes, embora pertençam a narrativas diferentes e sejam interpretados por atores distintos.

A versão original de Esqueceram de Mim está disponível par streaming na Disney+.

Feliz Natal, Charlie Brown

Feliz Natal, Charlie Brown

Lançado em 1965, o curta-metragem Feliz Natal, Charlie Brown foi desenvolvido como um especial de TV e acabou ganhando um espaço no imaginário do público que repercute através do tempo.

A história acompanha Charlie Brown, um garoto tipicamente cheio de esperança e determinação, mas que se encontra abatido com o sentido materialista que as pessoas ao seu redor estão dando ao Natal.

A trama mostra o protagonista e seus amigos em aventuras que o levarão de encontro com o verdadeiro sentido da festividade. Feliz Natal, Charlie Brown já foi exibido diversas vezes no Brasil em canais abertos a exemplo do SBT, da Rede Globo e da Record.

Disponível para streaming, o curta pode ser assistido na plataforma do Apple TV+.

É um dos filmes de Natal imperdíveis da nossa lista.

Meu Papai é Noel

Meu Papai é Noel

Em uma mistura de fantasia, drama e comédia, o filme Meu Papai é Noel chegou ao público em 1994 com a direção de John Pasquin.

A trama acompanha um Papai Noel que sofre um acidente quando está no telhado da casa de um vendedor de brinquedos, Scott Calvin (Tim Allen). Machucado, o velho não consegue continuar com seu trabalho e pede ajuda de Scott, que ao aceitar, percebe que está se transformando no próprio Papai Noel, também chamado de Pai Natal.

O elenco do filme conta com os atores Eric Lloyd, Wendy Crewson, Judge Reinhold, David Krumholtz e Peter Boyle. Meu Papai é Noel pode ser assistido através do Disney+.

Milagre na Rua 34

Milagre na Rua 34

Envolvendo doçura e uma pitada de magia, Milagre na Rua 34 foi lançado em 1994 e se trata de uma refilmagem do filme De Ilusão Também Se Vive, clássico de 1947.

A trama acompanha um idoso que é contratado para trabalhar como Papai Noel em uma loja de brinquedos, porém, a filha da dona do empreendimento, uma garotinha chamada Susan, não acredita na existência do bom velho.

O filme é estrelado por Richard Attenborough, Elizabeth Perkins, Mara Wilson, Dylan McDermott e J.T. Walsh. Milagre na Rua 34 está disponível na plataforma do Disney+.

O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack

Para os amantes de musical e de fantasia, a animação O Estranho Mundo de Jack é um prato cheio. Lançado em 1993, o longa continua encantando e atraindo novo público ano após ano.

Produzido e co-escrito por ninguém menos que Tim Burton, o filme explora a história de Jack Skellington, habitante da Cidade do Halloween que abre um portal para a Cidade do Natal.

Devido a seu grande sucesso, em 2006, O Estranho Mundo de Jack foi relançado no formato Disney Digital 3-D e atualmente está disponível para streaming no catálogo do Disney+.

O Expresso Polar

O Expresso Polar

Baseado no livro homônimo do escritor Chris Van Allsburg, de 1985, a animação O Expresso Polar foi lançada em 2004 e traz uma boa dose de aventura e de fantasia.

Estrelado por Tom Hanks, o diferencial do filme é que ele apresenta personagens humanos em formato animado. O enredo acompanha um jovem que é convidado para embarcar em um trem misterioso cujo destino é o Polo Norte.

Extremamente bem recebido pelo público e pela crítica, O Expresso Polar foi vencedor do Grammy de 2006 e indicado a outros grandes prêmios, como o Globo de Ouro e o BAFTA Awards.

Os Fantasmas Contra Atacam

Os Fantasmas Contra Atacam

Baseada no livro Um Conto de Natal, do estimado escritor inglês Charles Dickens, Os Fantasmas Contra Atacam foi originalmente lançado em 1988.

A história explora a vida de um homem duro e insensível, que odeia festividades e que é visitado por três fantasmas, cada um deles representando um Natal (passado, presente e futuro). O rumo de sua vida é completamente alterado após essas visitas.

O elenco principal de Os Fantasmas Contra Atacam é composto por Bill Murray, Karen Allen, John Forsythe e John Clover.

Os Fantasmas de Scrooge

Os Fantasmas de Scrooge

Assim como o filme citado anteriormente, Os Fantasmas de Scrooge, de 2009, também foi inspirado no clássico de Charles Dickens.

Scrooge, que é interpretado por Jim Carrey, é visitado pelos três espíritos do Natal e assombrado pela perspectiva do caminho que sua vida estava tomando, o que o faz mudar de postura.

Disponível no catálogo do Disney+, Os Fantasmas de Scrooge é estrelado por Gary Oldman, Colin Firth, Bob Hoskins e Robin Wright.

O Natal Assombrado do Gasparzinho

O Natal Assombrado do Gasparzinho

Lançada em 2000, a animação O Natal Assombrado do Gasparzinho traz o clássico fantasminha camarada em uma aventura natalina.

Ansioso para festejar o Natal, Gasparzinho recebe de Kibosh uma péssima notícia: se ele não assombrar alguém na noite de Natal, será banido para um péssimo lugar. Ao tentar aterrorizar, porém, o fantasminha não consegue fazer nada além de arrancar boas risadas das pessoas.

Um Herói de Brinquedo

Um Herói de Brinquedo

A comédia natalina Um Herói de Brinquedo foi lançada em 1996 e trouxe um elenco de peso, começando por Arnold Schwarzenegger, Sinbad, Phil Hartman, Rita Wilson, Jake Lloyd, James Belushi e Robert Conrad.

A história gira em torno de dois homens de negócio que são pais rivais e que estão tentando comprar o mesmo brinquedo para seus filhos: um Turbo-Man. A aventura se intensifica quando eles percebem o quanto será difícil conseguir fazer essa compra última hora na véspera de Natal.

Uma História de Natal

Uma História de Natal

Retratado na década de 1940, Uma História de Natal foi lançado em 1983 e acompanha um garotinho chamado Ralphie (Peter Billingsley) em sua incessável busca por ganhar do Papai Noel um brinquedo que ele tanto almeja.

Dirigido por Bob Clark, esse clássico natalino é estrelado por Melinda Dillon, Darren McGavin, Scott Schwartz, Jean Shepherd, Ian Petrella, Tedde Moore, R.D. Robb, Zack Ward, Yano Anaya e Jeff Gillen.

Qual desses filmes de Natal é o seu preferido?

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.