Se você já assistiu a algum episódio de Outlander, sabe que a história de Diana Gabaldon está repleta de romance – e também de perigos mortais. Afinal, viver no século 18, sem qualquer amparo da medicina e das comodidades modernas não é algo fácil para um viajante do futuro. Quem dirá, para três.
A quinta temporada começou com um tom mais leve. Depois de sofrer nas mãos de Bonnet, Brianna conseguiu superar o trauma e se casou com Roger. Mas isso não quer dizer com os desafios para o casal tenham sido superados. Ambos viveram sob a sombra de quem seria a paternidade do filho, enquanto se adaptavam a vida sofrida da colônia americana.
Enquanto isso, Jamie (Sam Heughan), mais maduro e consciente de suas ações, passou a assumir um papel de liderança em sua comunidade. Ele teve que ficar ao lado do governo na guerra contra os Reguladores e viu seu melhor amigo morrer em uma batalha sangrenta. E de certa forma, perder o apoio emocional de seu padrinho, Murtagh, foi um rito de passagem para o personagem.
Já Claire (Caitriona Balfe) buscou maneiras de aplicar o seu conhecimento médico no passado. Ela criou soluções criativas para tratar os seus pacientes e até conseguiu obter uma versão precoce da penicilina. Mas suas tentativas de instruir as mulheres sobre seus direitos acabou causando consequências devastadoras. O que nos leva às cenas impactantes da temporada ….
Roger foi o primeiro a sofrer e protagonizou um dos episódios mais importantes. Em Famous Last Words, o professor se viu no meu do conflito entre o governo local e os Reguladores, tentando avisar Murtagh do perigo que corria. Afinal, a história não pode ser modificada. Na tentativa, ele foi confundido com um dos inimigos da coroa e enforcado. Brianna e os pais conseguem salvá-lo antes do último suspiro, mas o impacto emocional de uma época dura e sangrenta afeta o psicológico do personagem.
Sam Heughan diz que Jamie vai resgatar seu lado guerreiro no final da 5ª temporada de ‘Outlander
A trama também não poupou Claire. Ela teve que ver a sua filha sendo sequestrada por Bonnet, para consegui-lá resgatá-la em uma perseguição perigosa. Além disso, em um dos episódios mais violentos da série, Never My Love, a protagonista vivenciou toda a crueldade dos homens da época. Foi capturada por instruir mulheres a evitar a gravidez indesejada, espancada, violentada e estuprada. Seu resgate terminou em banho de sangue e está certo que Claire nunca será a mesma, mesmo que tenha seguido com o seu juramento de não tirar vidas.
A sexta temporada, já confirmada pelo canal Starz, vai se concentrar na Guerra de Independência da América. Tal evento promete ser ainda mais perturbador do que as outras batalhas já exibidas e promete exigir de Jamie não somente a sua capacidade de lutar, mas também a sua destreza para a política. Algo que ele já aprendeu que é necessário para sobreviver no novo continente.