'Outlander' foca 5ª temporada em vida na colônia, mas perigos permanecem na trama » Pop Séries
CríticaOutlander

‘Outlander’ foca 5ª temporada em vida na colônia, mas perigos permanecem na trama

Por 14 de maio de 2020 Sem Comentários
outlander 5 temporada

Se você já assistiu a algum episódio de Outlander, sabe que a história de Diana Gabaldon está repleta de romance – e também de perigos mortais. Afinal, viver no século 18, sem qualquer amparo da medicina e das comodidades modernas não é algo fácil para um viajante do futuro. Quem dirá, para três.

A quinta temporada começou com um tom mais leve. Depois de sofrer nas mãos de Bonnet, Brianna conseguiu superar o trauma e se casou com Roger. Mas isso não quer dizer com os desafios para o casal tenham sido superados. Ambos viveram sob a sombra de quem seria a paternidade do filho, enquanto se adaptavam a vida sofrida da colônia americana.

Enquanto isso, Jamie (Sam Heughan), mais maduro e consciente de suas ações, passou a assumir um papel de liderança em sua comunidade. Ele teve que ficar ao lado do governo na guerra contra os Reguladores e viu seu melhor amigo morrer em uma batalha sangrenta. E de certa forma, perder o apoio emocional de seu padrinho, Murtagh, foi um rito de passagem para o personagem.

Já Claire (Caitriona Balfe) buscou maneiras de aplicar o seu conhecimento médico no passado. Ela criou soluções criativas para tratar os seus pacientes e até conseguiu obter uma versão precoce da penicilina. Mas suas tentativas de instruir as mulheres sobre seus direitos acabou causando consequências devastadoras. O que nos leva às cenas impactantes da temporada ….

Roger foi o primeiro a sofrer e protagonizou um dos episódios mais importantes. Em Famous Last Words, o professor se viu no meu do conflito entre o governo local e os Reguladores, tentando avisar Murtagh do perigo que corria. Afinal, a história não pode ser modificada. Na tentativa, ele foi confundido com um dos inimigos da coroa e enforcado. Brianna e os pais conseguem salvá-lo antes do último suspiro, mas o impacto emocional de uma época dura e sangrenta afeta o psicológico do personagem.

claire outlander

Claire sofreu um grande trauma na 5ª temporada de Outlander

Sam Heughan diz que Jamie vai resgatar seu lado guerreiro no final da 5ª temporada de ‘Outlander

A trama também não poupou Claire. Ela teve que ver a sua filha sendo sequestrada por Bonnet, para consegui-lá resgatá-la em uma perseguição perigosa. Além disso, em um dos episódios mais violentos da série, Never My Love, a protagonista vivenciou toda a crueldade dos homens da época. Foi capturada por instruir mulheres a evitar a gravidez indesejada, espancada, violentada e estuprada. Seu resgate terminou em banho de sangue e está certo que Claire nunca será a mesma, mesmo que tenha seguido com o seu juramento de não tirar vidas.

A sexta temporada, já confirmada pelo canal Starz, vai se concentrar na Guerra de Independência da América. Tal evento promete ser ainda mais perturbador do que as outras batalhas já exibidas e promete exigir de Jamie não somente a sua capacidade de lutar, mas também a sua destreza para a política. Algo que ele já aprendeu que é necessário para sobreviver no novo continente.

Julia Benvenuto

Julia Benvenuto

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. É autora da tese "A Revolução dos Losers: como o seriado americano Glee representa a juventude do século 21".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.