Ambientada nos anos 20, Peaky Blinders acompanha uma gangue de Birmingham, na Inglaterra. Eles são liderados por Thomas Shelby, um homem ambicioso e desmedido que retorna da Primeira Guerra Mundial com o objetivo de transformar os negócios em um império.
A série é inspirada em uma gangue real que tomou as ruas da cidade, em meados de 1890. O líder se chamava Kevin Mooney, mas para despistar a polícia atendia tinha o pseudônimo de Thomas Gilbert. Portanto, serviu de inspiração para o nome de Tommy Shelby (Cillian Murphy).
O grupo costumava cometer assaltos, fraudes e até roubava bicicletas. Com o tempo, eles foram derrotados pelo Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber. Inclusive, o inimigo aparece na primeira temporada do programa.
Quem morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILERS)
De certa forma, a gangue faz parte vida do criador da série, Steven Knight. Ele passou a infância ouvindo histórias sobre as aventuras criminosas do grupo. Em vídeo realizado para o canal BBC, ele contou que a ideia foi manter a realidade e a mitologia que ele sempre ouviu de seus pais.
Knight também contou que alguns personagens são baseados na vida real. Polly, a matriarca da família Shelby, que foi inspirada na tia do pai de Steven, uma mulher temida e respeitada por todos na época.
Grace morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)
Ao mesmo tempo, Steven criou um quis criar um ambiente no velho-oeste americano, que pode ser visto principalmente no piloto do seriado. Além disso, decidiu contemplar um período histórico que não é muito visto no cinema e na TV, que são os anos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Para isso, foram pesquisados os principais acontecimentos políticos, sociais e econômicos da época.
A série foi apresentada para o Channel 4 na década de 90, mas Knight agradece pelo projeto não ter ido adiante. Segundo ele, foi fundamental ter ganhado experiência como diretor nos EUA. Ao mesmo tempo, a TV ganhou séries de qualidade como Os Sopranos.
Confira o video abaixo e descubra os mistérios da série: