Skip to main content

Ambientada nos anos 20, Peaky Blinders acompanha uma gangue de Birmingham, na Inglaterra. Eles são liderados por Thomas Shelby, um homem ambicioso e desmedido que retorna da Primeira Guerra Mundial com o objetivo de transformar os negócios em um império. 

A série é inspirada em uma gangue real que tomou as ruas da cidade, em meados de 1890. O líder se chamava Kevin Mooney, mas para despistar a polícia atendia tinha o pseudônimo de Thomas Gilbert. Portanto, serviu de inspiração para o nome de Tommy Shelby (Cillian Murphy).

O grupo costumava cometer assaltos, fraudes e até roubava bicicletas. Com o tempo, eles foram derrotados pelo Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber. Inclusive, o inimigo aparece na primeira temporada do programa. 

Quem morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILERS)

De certa forma, a gangue faz parte vida do criador da série, Steven Knight. Ele passou a infância ouvindo histórias sobre as aventuras criminosas do grupo. Em vídeo realizado para o canal BBC, ele contou que a ideia foi manter a realidade e a mitologia que ele sempre ouviu de seus pais. 

Knight também contou que alguns personagens são baseados na vida real. Polly, a matriarca da família Shelby, que foi inspirada na tia do pai de Steven, uma mulher temida e respeitada por todos na época. 

Grace morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)

Ao mesmo tempo, Steven criou um quis criar um ambiente no velho-oeste americano, que pode ser visto principalmente no piloto do seriado. Além disso, decidiu contemplar um período histórico que não é muito visto no cinema e na TV, que são os anos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Para isso, foram pesquisados os principais acontecimentos políticos, sociais e econômicos da época. 

A série foi apresentada para o Channel 4 na década de 90, mas Knight agradece pelo projeto não ter ido adiante. Segundo ele, foi fundamental ter ganhado experiência como diretor nos EUA. Ao mesmo tempo, a TV ganhou séries de qualidade como Os Sopranos.

Confira o video abaixo e descubra os mistérios da série:

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários