Skip to main content

Nossas dicas para uma maratona mágica!

Cinderela, Branca de Neve, Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria. Esses nomes, somados a diversos outros, fazem parte do imaginário de inúmeras gerações que conheceram os contos de fadas através de diferentes formas, adaptações e conceitos. Mas o que eles têm em comum?

São narrativas que tiveram origens em diferentes culturas ao redor do mundo. Ao longo dos anos, essas histórias foram transmitidas de pessoa para pessoa, muitas vezes de forma oral, ou seja, de boca em boca.

Com o tempo, escritores como os Irmãos Grimm e Charles Perrault começaram a registrar e, consequentemente, popularizar os contos compostos por elementos como bruxas, fadas, príncipes e princesas, reinos, heróis, entre outros.

Continua após a publicidade..

Conheça agora as melhores séries de contos de fadas.

A Bela e a Fera

Beauty and the Beast 4 temporada

O seriado de ficção científica chegou ao público em 2012 e traz uma adaptação livre da conhecida e clássica história de a Bela e a Fera.

Cativante e envolvente, o enredo dessa releitura acompanha a história de Catherine Chandler, uma bem-sucedida detetive que trabalha desvendando crimes ao lado de sua parceira Tess Vargas. A história pessoal de Catherine é trágica: ela perdeu a mãe há nove anos quando as duas foram atacadas por dois homens armados. A investigadora só conseguiu fugir porque foi salva por alguém – ou por algo – não identificado.

Sobrevivente de uma experiência militar, o ex-médico Vincent Keller foi dado como morto no Afeganistão e agora, por algum motivo, ele passa os seus dias escondido e vivendo nas sombras.

Os caminhos de Catherine e de Vicent se cruzam em uma bonita e instigante narrativa que vai te prender do começo ao fim.

A série é protagonizada por Kristin Kreuk, mais conhecida por ter interpretado Lana Lang em Smallville, e pelo ator neozelandês Jay Ryan.

A Bela e a Fera teve quatro temporadas e está disponível na Paramount+.

Cursed – A Lenda do Lago

 

Lançada em 2020, a série Cursed é baseada no romance homônimo de Frank Miller e Tom Wheele.

Protagonizada pela atriz Katherine Langford (13 Reasons Why) e por Devon Terrell, Cursed é uma reimaginação da lenda arturiana e contada do ponto de vista da jovem Nimue, que possui uma poderosa e misteriosa ligação com a natureza.

A produção foi cancelada após uma temporada e está totalizada em dez episódios que estão disponíveis na plataforma da Netflix.

Emerald City

emerald city

Baseada na série de livros de Oz, Emerald City teve uma única temporada produzida pela NBC e foi lançada em meados de 2017.

O enredo explora uma aventura envolvendo Dorothy Gale, que é transportada por um tornado desde o Kansas até a terra de Oz. Lá, ela tenta encontrar o Mágico, sem ter ideia de que toda a sua vida mudará para sempre após uma profecia ser cumprida.

O elenco desse conto de fadas é composto por Adria Arjona, Oliver Jackson-Cohen, Ana Ularu, Mido Hamada e Gerran Howell.

Grimm

Grimm: Nick mais próximo de seus ancestrais

Criada por Stephen Carpenter, Jim Kouf e David Greenwalt, a série Grimm é trata uma mistura de drama policial com fantasia.

Seu primeiro episódio foi ao ar em 2011 e trouxe uma releitura bastante original e envolvente. O enredo acompanha o detetive de homicídios Nick Burkhardt (David Giuntoli), que descobre que é um Grimm, uma linhagem de guardiões que prometem manter o equilíbrio entre a humanidade e criaturas mitológicas (na trama são conhecidas como Wesen).

Grimm chegou ao fim em 2016 totalizando seis temporadas e até hoje é uma referência em produções do gênero.

Merlin

merlin série

Lançada em 2008, a série britânica Merlin explora uma mistura de elementos entre dados históricos e a fantasia dos contos de fadas.

A narrativa acompanha um jovem mago chamado Merlin que, ao descobrir que tem poderes mágicos, envolve-se em dilemas para proteger Arthur, que ainda não havia se tornado o rei que conhecemos nos dias atuais.

Merlin foi finalizada após cinco temporadas no ar e teve em seu elenco os atores Colin Morgan, Richard Wilson, Bradley James, Anthony Head, Katie McGrath,Angel Coulby e John Hurt.

Once Upon a Time

 

Um dos seriados mais aclamados e discutidos do segmento sem dúvidas é Once Upon a Time. Bem estruturado e cheio de nuances, o enredo faz uma releitura dos contos de fadas clássicos mais conhecidos pelo pelo público.

A série estreou em 2011 e seu último episódio foi ao ar em 2018, encerrando um ciclo de sete temporadas.

Atualmente disponível no catálogo do Disney+, o elenco de Once Upon a Time era composto por atores que ficaram muito queridos pelos fãs, como Ginnifer Goodwin, Jennifer Morrison, Lana Parrilla, Josh Dallas, Jared S. Gilmore, Jamie Dornan e Robert Carlyle.

Once Upon a Time in Wonderland

Veja o trailer de Once Upon a Time in Wonderland 1

Refletindo o grande sucesso de Once Upom a Time, o spin-off foi lançado em 2014. A trama foi criada para a ABC Studios.

A série é baseada na história de Alice no País das Maravilhas e transita entre dois períodos, presente e passado. Na Inglaterra vitoriana, a jovem e bela Alice conta a história de uma estranha nova terra que existe do outro lado da toca do coelho.

O elenco é composto por Sophie Lowe como Alice, Michael Socha, Peter Gadiot, Emma Rigby, Naveen Andrews e John Lithgow.

Tell Me a Story

tell me a story 2 temporada

Envolvendo terror psicológico, Tell Me a Story foi baseada na aclamada série de televisão mexicana Érase una Vez e foi lançada em 2018.

Ela reconta os contos de fadas mais amados do mundo em formato de um thriller psicológico retorcido.

A primeira temporada engloba as seguintes histórias: os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria. Já a segunda temporada retrata os contos de A Bela e a Fera, A Bela Adormecida e Cinderella.

Tin Man

Tin Man

Lançada em 2007, Tin Man é uma minissérie dividida em três partes. Trazendo elementos da ficção científica, ela teve como intuito distorcer a fantasia de O Mágico de Oz e deixá-la mais bizarra.

No Brasil recebeu o título Tin Man – A Nova Geração de Oz e foi exibido tanto no SBT como na Rede Globo, que a renomeou para De Volta ao Mundo de Oz.

Organize sua maratona com o nosso Planner!