Vinyl: HBO explora panorama da música
Notícias

Vinyl: drama da HBO explora panorama da música

Por 5 de fevereiro de 2016 setembro 20th, 2017 Sem Comentários
Vinyl: drama da HBO explora panorama da música 6

Série reúne talentos em sua produção como Martin Scorsese, Mick Jagger e Terence Winter

 

História

Vinyl, nova série original da HBO (estreia 14 de fevereiro, às 0h), acompanha a vida de um executivo da indústria fonográfica chamado Richie Finestra (Bobby Cannavale), que trabalha para a American Century Records.

Em Nova York, ele tem como missão descobrir novos talentos e conta com a ajuda de seu amigo Zak Yankovich (Ray Romano), chefe do departamento de promoções da gravadora. Além disso, ele convive com sua ambiciosa assistente – Jamie Vine (Juno Temple) – que tenta popularizar bandas do cenário underground da cidade.

O conflito na trama se estabelece quando o protagonista descobre que pode perder a gravadora para a um grupo alemão, devido à sua insatisfatória atuação no mercado. Vinyl contempla a trajetória de Finestra, enquanto tenta salvar a empresa, lidar com o seu vício de drogas e ainda cuidar de sua família.

Ele é casado com Devon (Olivia Wilde, de House). A personagem é uma ex-modelo e atriz que teve o auge de sua carreira na década de 1960 e continua optando por uma vida boêmia.

No comando da gravadora está Julian Silver, um executivo que tem comportamento agressivo e que batalha para emplacar sucessos musicais para jovens.

 

Produção

Mick Jagger e Martin Scorsese começaram a idealizar o projeto em 2006, quando se juntaram para produzir um documentário da banda Rolling Stones, intitulado Shine a Light (2008).

O conceito original era fazer um filme que acompanhasse a vida de dois amigos, com cerca de 40 anos, que trabalhavam na indústria musical e presenciavam os principais acontecimentos culturais da década de 1970.

A ideia foi engavetada pela Paramount e a atração só foi apresentada para o canal HBO em 2010, com o nome History of Music. Na época, ­­­­­­Terence Winter (Boardwalk Empire, A Família Soprano) embarcou no projeto com o objetivo de comandar o roteiro da primeira temporada, composta por dez episódios.

O primeiro capítulo, que terá duas horas de duração, foi escrito por Winter e dirigido por Scorsese.

As gravações começaram em maio de 2015 e foram feitas em diversos locais de Nova York como Williamsburg, Manhattan – Lower East Side e Long Island. Cenários icônicos do período foram recriados, entre eles, a Max’s Kansas City, boate favorita de Andy Warhol, onde havia apresentações de bandas como Velvet Underground, Ramones e Patti Smith.

 

Vinyl
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider
 

Cenário

Ambientada nos de 1970, a atração mostra a cena musical de Nova York durante o período. O funk, a dance music e o punk eram os ritmos musicais mais aclamados e bandas como Ramones, New York Dolls e The Misfits, além de cantores como David Bowie, Frank Zappa e Patti Smith, eram as grandes estrelas. A casa noturna CBGB, localizada no bairro East Village, foi o principal local underground em que inúmeras bandas iniciaram as suas carreiras.

Nova York era considerada uma das cidades mais perigosas do mundo. Com a crise econômica, a taxa de violência altíssima, havia um grande tráfico de heroína e crack e muitas depredações em meios de transporte e patrimônios públicos.

No contexto geral, nos EUA, os americanos assistiam aos últimos combates da Guerra do Vietnã (que teria o seu fim decretado em 1975). Os Beatles anunciavam a ruptura da banda em 1970, enquanto John Lennon se envolvia cada vez mais no ativismo político americano.

Em 1973, ano que se passa a primeira temporada da série, a banda Queen lançava o seu primeiro disco, o Black Sabbath conquistava grande popularidade com Sabbath Bloody Sabbath e o álbum solo de Paul McCartney, Band on the Run, era o mais vendido.

 

Elenco

O protagonista da atração Bobby Cannavale foi escalado para o programa após ter interpretado Gyp Rosetti em Boardwalk Empire (2010–2014). O papel lhe rendeu um prêmio Emmy por melhor ator coadjuvante em série dramática, em 2010.

O filho de Mick Jagger também atua no programa. Na vida real, James Jagger possui uma banda de rock chamada Turbogeist. Na série, ele viverá um líder de grupo punk que adora brigar com a plateia.

O elenco também conta com a participação de Ato Essandoh, Max Casella, PJ Byrne, JC MacKenzie, Birgitte Hjort Sørensen, Jack Quaid e Paul Ben-Victor.

 

 

Vídeo

 

Vinyl – estreia simultânea, 14 de fevereiro, às 0h, na HBO.

 

Mais informações:
Instagram HBO
Instagram Vinyl
Facebook HBO

Pop Séries

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.