Saiba detalhes da trama e do cenário da 5ª temporada
Além de ter uma narrativa emocionante, Peaky Blinders é capaz de passar diversas mensagens aos seus fãs através dos cenários e símbolos. São detalhes, Easter Eggs e referências que podem dar pistas sobre a trama e a personalidade dos personagens.
Quem morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILERS)
Ficou perdido no meio de tantas informações? Não se preocupe! Nós fizemos uma lista reveladora para você, especialmente sobre a quinta temporada.
CUIDADO! ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS!
Veja abaixo:
Cavalos Brancos
O animal desempenha um papel importante na vida de Tommy Shelby (Cillian Murphy). Ele pode ser visto em diversos quadros em sua casa e em seus escritórios, além de estátuas em suas mesas de trabalho.
Uma das razões é o fato do cavalo se conectar com sua mãe, que lhe deu um pônei branco na infância. Além disso, parte de seus negócios está associado à corridas de cavalos e apostas, que responsável pela construção de seu império. E ainda tem mais: a faixada da destilaria de gim também é um cavalo branco!
Vitrais
O Garrison Tavern voltou a ser palco de importantes reuniões da família Shelby. O cenário foi reconstruído e os vitrais tem imagens de ursos por um importante motivo. Ele é o símbolo do regimento do Warwickshire Yeomanry, o qual Tommy, Arthur e John pertenciam na Primeira Guerra Mundial.
“Queríamos que representasse algo próximo de Tommy. Sua presença também é um lembrete de que a guerra nunca o abandonou”, disse a produtora de design Nicole Northridge ao site Deen of Geek.
Inferno
O fogo é um elemento recorrente em Peaky Blinders e há uma boa razão para isso. O criador da série, Steven Knight, afirma que é uma conexão entre a vida de Tommy como criminoso e com o fato de que ele irá para o inferno quando morrer.
Cisnes
O animal teve uma grande representatividade na quinta temporada da série, principalmente por representar Grace. O grande amor de Thomas fez diversas aparições em seus devaneios. Ele também está representado nas paredes do The Garrison Tavern e o balé apresentado na festa do protagonista é o O Lago dos Cisnes.
Grace morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)
Poderoso Chefão
O seriado possui diversas referências ao clássico O Poderoso Chefão (1972). De acordo com o produtor Grant Montgomery, o escritório de Tommy é uma referência ao de Don Corleone. Além disso, em diversas cenas há a presença de laranjas, fruta que remete ao longa-metragem.
Símbolos de Poder
Na mesa do escritório de sua casa, há itens que representam a liderança de Tommy, como uma águia dourada e dois leões de ouro. Isso significa a imagem de poder que protagonista deseja passar por ser desafiado por sua família.
A luz baixa e sombria é uma referência ao filme Estrada para Perdição (2002).
Lembrança da Guerra
Há um elemento visível na mesa de Tommy que revela um lado íntimo do personagem. É uma pequena lata dourada, que foi enviada como presente de Natal aos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Esta seria uma recordação que o personagem teria trazido da França.
Segundo a produtora de cenários – Jonnie Mead – esse era um símbolo de bondade para as tropas. “Era algo que ele recebeu a quilômetros de distância de sua casa em um momento de sofrimento e o presente foi um ato de amor”.
A caixinha pode ser vista no quinto episódio da quinta temporada.
Arthur Shelby morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)
Espelho
O objeto foi utilizado por dois motivos no quinto ano. O primeiro é para refletir o extremo narcisismo do facista Oswald Mosley. O segundo é relacionado a Tommy. Quando ele está no camarim do Bingley Hall seu corpo é refletido dos dois lados dando a impressão de infinito. “É para que ele não escape da própria mente. É a confusão e caos.[…] Ele finalmente conheceu o homem que não pode derrotar. Ele próprio!”, explica. Northridge.
Pavão
Se o animal de Tommy é o cavalo, o pavão representa a família Shelby. As penas podem ser vistam na decoração da casa de Ada e no banquete da festa de Tommy. Além disso, eles estão presentes no camarim do Bingley Hall no season finale.
“Ao mesmo tempo em que os pavões são bonitos, eles passam uma sensação de imprevisibilidade e perigo”, conta Mead.
Os Livros de Thomas Shelby
É muito comum ver a mesa de Tommy lotada de papéis e livros e isto é algo intencional criado por Steven Knight e pelo protagonista. “Ele está sempre fumando, mas Cilliam gosta de uma mesa movimentada, gosta de mexer em objetos e guardar coisas nas gavetas. E também há livros”, disse Mead.
Na quinta temporada, podemos ver que Thomas está lendo A Interpretação dos Sonhos, de Freud, e Ricardo II, de Shakespeare. O primeiro livro é por razões óbvias e o segundo trata-se de uma peça em que um rei é usurpado, o que reflete os seus próprios medos. Quem irá roubar a sua coroa?
Peaky Blinders: curiosidades que você talvez não saiba sobre a série
Lethe
Há um detalhe interessante na casa de Alfie Solomons (Tom Hardy): um mosaico com a palavra Lethe. Em entrevista ao site Deen of Geek, a designer de produção, Nicole Northridge, contou que esta é uma referência ao purgatório.
Na mitologia grega, Lete era um rio capaz de ajudar as pessoas esqueceram o seu passado. Para ela, esse era um sinal de que o personagem sentia-se aprisionado. “É como se Alfie estivesse numa sala devastada e esquecido pelo tempo”.