Peaky Blinders » Pop Séries
Peaky Blinders

Peaky Blinders

Em Peaky Blinders, uma família de gângsteres domina a cidade de Birmingham, Inglaterra, no ano de 1919. Eles costuram lâminas de barbear nos picos de suas boinas e agem sob o comando do feroz chefe Tommy Shelby.

Estreia: 2013.
Criador: Steven Knight.
Elenco: Cillian Murphy, Paul Anderson e Helen McCrory.
Canal: BBC/Netflix (BR).

ELENCO

Uma gangue domina a cidade de Birmingham, Inglaterra, na década de 20. Liderados pelo ambicioso Thomas Shelby, ele não mede esforços para construir um império nos negócios. Esta é a trama de Peaky Blinders!

A gangue existiu na vida real – em Birmingham – em meados de 1890. Liderados por Kevin Mooney, eles cometiam assaltos, fraudes e até roubavam bicicletas. Para despistar a polícia, o chefe costumava atender pelo nome de Thomas Gilbert. Por isso, ele serviu de inspiração para o nome de Thomas Shelby.

O criador do programa, Steven Knight, tem uma conexão pessoal com a série, já que passou a infância ouvindo as histórias do grupo. O programa busca fazer uma referência ao velho oeste americano e cobrir o período histórico entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

O programa estreou no dia 12 de setembro de 2013 na BBC. As cinco temporadas completas estão disponíveis na Netflix. O sexto ano estava em andamento, mas as gravações foram interrompidas por conta da pandemia de coronavírus.

Thomas Shelby (Cillian Murphy): é o líder dos Peaky Blinders. Serviu o exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial e sofre de transtorno de estresse pós-traumático. Ambicioso e estrategista, o gângster desafia todos os limites para conseguir seus objetivos.

Polly Gray (Helen McCrory): é a matriarca, alicerce da família Shelby e tia de Thomas. Trabalha como tesoureira, sendo aliada do sobrinho em todos os planos de expansão da empresa e do mundo do crime.

Arthur Shelby (Paul Anderson): irmão mais velho de Tommy Shelby, também foi para a guerra. Apresenta comportamento explosivo, sendo requisitado para fazer o trabalho mais violento do grupo.

John Shelby (Joe Cole): também é irmão de Tommy e veterano de guerra. É sempre o parceiro de Arthur nas missões dos Peaky Blinders.

Ada Shelby (Sophie Rundle): irmã de Thomas. É a única personagem que não está diretamente envolvida com os Peak Blinders. É apaixonada pelo melhor amigo de infância do irmão, que é membro do Partido Comunista.

Michael Gray (Finn Cole): é o filho de Polly que foi roubado quando criança. Ao se reconectar com a família, começa a trabalhar nos negócios lícitos da Shelby Company Limited.

Grace Burgess: agente irlandesa que trabalha sob o comando do major Chester Campbell. Ela é infiltrada como garçonete no Garrison Pub para investigar a vida de Tommy Shelby.

Alfie Solomons (Tom Hardy): é o imprevisível líder de uma gangue judaica localizada em Camden Town, Londres. Seu local de atuação é uma destilaria de bebidas disfarçada de padaria.

O ator irlandês, conhecido por interpretar Tommy Shelby em Peaky Blinders, possui uma carreira extensa nos cinemas.

Entre os seus trabalhos de sucesso estão: Moça com Brinco de Pérola (2003), Cold Mountain (2003), A Origem (2010), O Preço do Amanhã (2011) e Dunkirk (2017).

No mundo dos super-heróis, ele é conhecido por viver o vilão Espantalho em Batman Begins e Batman – O Cavaleiro Das Trevas (2008).

Ele também integra o elenco de Um Lugar Silencioso: Parte II, com lançamento previsto para 2020.

Na vida pessoal, Cillian Murphy é casado com a artista irlandesa Yvonne McGuinness e tem dois filhos: Malachy e Carrick

Há diversas teorias sobre a origem do nome Peaky Blinders.

No livro The Real Peaky Blinders, o historiador Carl Chinn conta que o significado do nome da gangue está ligado a imagem do grupo. A palavra peaky é utilizada para descrever um chapéu com pico (boina) e blinder é uma gíria que significa alguém com boa aparência.

Há também uma versão de que a palavra blinder era atribuída ao fato de que o grupo escondia os olhos e o rosto com as boinas. O objetivo era não ser reconhecido pela polícia ou pelas vítimas dos crimes.

A série trouxe a tese de que a origem é ligada ao fato do uso de navalhas nas boinas para cegar as vítimas durante as brigas ou até cortar suas testas. Por mais legal que seja a ideia, as lâminas eram consideram artigos de luxo em 1890.

Em média, Tommy Shelby fuma por episódio 3.000 cigarros por temporada. Se contar todo o elenco, gira em torno de 5.000. Eles são feitos de ervas de rosas.

Finn (Michael Gray) e Joe Cole (John Shelby) são irmãos da vida real. Joe mostrou o teste de Finn para os produtores e ele foi escalado para viver o filho da Polly.

Helen McCroy revelou que Ozzy Osbourne foi sua referência para aprender o sotaque de Birmingham. Durante sua preparação, ela passou horas vendo vídeos do ex-vocalista do Black Sabbath.

O diretor – Steven Knight – contou que o fim da série mostrará o primeiro toque das sirenes dos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial.

Algumas pessoas famosas gostariam de participar do programa. Entre elas estão: Brad Pitt e Snoop Dog.

Apesar da trama ser ambientada na década de 20, a série conta com cantores e bandas atuais em sua trilha sonora. Entre eles estão: Nick Cave and the Bad Seeds, David Bowie, Radiohead, Black Sabbath, Joy Division, Arctic Monkeys, The White Stripes e Queens of the Stone Age.

Corte de Cabelo

O corte undercut virou febre entre os fãs de Peaky Blinders. A figurinista Stephanie Collie optou pelo estilo após uma consulta no livro Crooks Like Us, de Peter Doyle. Ele era utilizado por prisioneiros australianos para evitar o contato com lêndeas.

Collie contou, no livro By the Order of the Peaky Blinders, que demorou quase uma semana para convencer o elenco a cortar o cabelo.

Em entrevista ao Scottish Sun, Cillian Murphy confessou que não é muito fã do cabelo de Tommy. “As pessoas começam a gritar. Quando não estou com o corte de cabelo, eu posso pegar o ônibus sem ser assediado”, contou.

Sobre o figurino, os ternos do protagonista foram confeccionados pelo alfaiate Keith Watson. Ele é conhecido por realizar cortes tradicionais desde os anos 60. O modelo possui sobretudos pesados, calças de cintura alta e barras curtas. A explicação é que Birmingham não tinha sistema de esgoto e todos evitavam que as roupas tocassem o chão.

Em 2019, o ex-jogador de futebol David Beckham – sócio da Kent & Curwen – lançou uma linha de roupas em parceria com o show.