Skip to main content

Acompanhe um resumo completo da produção nacional

da Se você está procurando uma série nacional cheia de adrenalina e ação, Impuros é uma excelente dica!

A série, baseada em fatos reais, é ambientada na década de 1990 e acompanha a trajetória do narcotráfico no Rio de Janeiro. Evandro (Raphael Logam) é um jovem que tinha como meta de vida ser comerciante. Após seu irmão se envolver com o crime e ser morto por policiais, ele acabou virando um dos principais líderes do tráfico na América Latina.

Em uma dinâmica de gato e rato, o policial federal Vitor Morello (Rui Ricardo Diaz) fica obstinado em desvendar todas as rotas de comércio de Evandro do Dendê para capturá-lo. Com isso, ele coloca sua família em risco, principalmente sua filha adolescente.

Continua após a publicidade..

A série é muito realística e isso ocorre pois o seu criador, Alexandre Fraga, é um policial aposentado que usou sua experiência para compor o enredo da trama.

A produção conta com três temporadas completas, mas já está gravada até a quinta temporada, portanto, os fãs podem esperar muitas emoções para os próximos anos.

E quando estreia a quarta temporada? A previsão de lançamento é para 2023, mas ainda não temos uma data oficial.  Você pode acompanhar todos os episódios nas plataformas Star+ e Prime Video.

Atenção, o texto a seguir contém spoilers!

1ª temporada

A temporada de estreia de Impuros nos apresenta com brilhantismo os personagens que irão nos acompanhar por essa trama fantástica. Conhecemos o Morro do Dendê, nos anos 1990 e sua estrutura social, que inclui o tráfico de drogas e suas leis.

Os personagens passam por tragédias que fazem com que suas vidas, por mais que parecem opostas, encontrem-se de alguma maneira.

A temporada também retrata de uma forma direta e sem romantização como uma pessoa comum entra para o mundo do crime. Tudo isso com muitas contestações sociais, e logo no primeiro episódio vemos o problema da segurança pública nas comunidades.

Conhecemos os irmãos Evandro (Raphael Logam) e Zeca (Antônio Carlos), ambos com 18 anos e prestes a se alistar no serviço militar. Para Zeca aquela era a oportunidade de melhorar de vida e prover o melhor para sua namorada grávida, já para Evandro tudo não passava de uma obrigação e ele não deseja seguir a carreira militar.

Leia mais:   Downton Abbey: terceiro filme vai acontecer

A partir daí, vemos os irmãos tomarem rumos completamente diferentes: Zeca não consegue entrar para o exército e acaba entrando para o mundo do crime, inicialmente transportando propina do traficante para os policiais. Evandro vai para o caminho oposto e faz seu treinamento militar.

Arlete (Cyria Coentro) é a mãe dos jovens e nem imagina que um de seus filhos está envolvido no tráfico de drogas do morro. Também conhecemos o traficante Salvador (André Gonçalves), que negocia com a polícia e comanda o tráfico local.

Em um dado moment,o Zeca acaba perdendo um dinheiro que seria usado para suborno e é morto por um dos policiais que receberia o montante. O assassinato de Zeca faz com que Evandro perca o controle e comece a planejar uma vingança, e ao longo desse processo ele acaba sendo recrutado por Salvador.

Outros personagens importantes vão surgindo ao longo da trama, como Afonso (João Vitor Silva), um jovem contador que também acaba trabalhando para o tráfico. Mas esse personagem também nos leva ao momento caótico que a economia passava na época do governo Collor – e para os mais jovens é uma excelente aula de história.

2ª temporada

A segunda temporada de Impuros nos deixa claro que a série não retrata policiais como heróis e traficantes como vilões, mas que cada um é herói e vilão ao mesmo tempo dentro de suas realidades.

Vemos também que Evandro do Dendê declara guerra ao policial Vítor Morello (Rui Ricardo Diaz), que foi quem matou seu irmão. Outro ponto interessante é acompanhar as relações familiares e afetivas desses dois personagens e perceber que elas se assemelham em muitos pontos e diferem bruscamente em outros.

A ascensão de Evandro a maior traficante do Brasil é mostrada de um jeito cru e sem fantasias. Desde sua saída da prisão, como ele resolve os problemas com seus rivais e desafetos, são muito bem mostradas e absurdamente realistas.

Evandro tem que enfrentar a dura convivência com sua mãe que, além de entregá-lo para a polícia, também ficou com seus filhos e não pretende manter relação com ele.

Leia mais:   Bridgerton: o que esperar da 3ª temporada

O policial Morello também enfrenta diversos dilemas, e por vezes deixa Evandro escapar para proteger sua filha que lida com problemas com drogas e seria um alvo fácil para represálias.

3ª temporada

Acompanhamos Evandro do Dendê deixando o Brasil com sua família e indo para o Paraguai, onde traficante expande seus negócios e alcançar um patamar internacional, incluindo a venda de armas pesadas para facções brasileiras.

Evandro ainda mantém uma relação muito complicada com sua mãe, que não aceita as escolhas do filho e passa a ignorá-lo.

Essa temporada vem carregada de drama e ação, as histórias se tornam mais densas e entrelaçadas, chegando a um ponto onde o conflito é inevitável.

O roteiro nos mostra a mudança que Evandro sofreu, antes seus atos eram justificados por sua sede de vingança, agora vemos que ele busca unicamente o lucro em suas atividades, fazendo com que o personagem se torne realmente mal. Já Morello endurece sua busca ao traficante, querendo por um ponto nesse império de sangue que Evandro construiu.

Dona Arlete quer proteger seus netos e afastá-los desse mundo perigoso que acabou afastando seus dois filhos do seu convívio, cada um de uma maneira diferente, mas ambos distantes da mãe devido à vida de crimes.

Outro ponto muito bem trabalhado ao longo da terceira temporada é a guerra entre as facções criminosas que disputam o poder local.

O personagem Gilmar (Leandro Firmino) também ganhou um aprofundamento em sua história que acabou agradando muito os fãs da série. Antes sabíamos apenas que ele era um ex-motorista de carro forte que acabou entrando para o mundo crime. Agora, o roteiro expandiu seu núcleo e podemos conhecer sua família e um pouco mais de sua história de vida.

Aliás muitos personagens secundários ganharam mais destaque nessa fase, levando-nos a jornadas surpreendentes.

4ª temporada

O que podemos afirmar é que nessa nova fase teremos muitas surpresas com os personagens, pois os arcos deixados em aberto na temporada passada prometem reviravoltas extraordinárias.

Lutando contra a máfia do jogo do bicho, Evandro do Dendê enfrenta um atentado quase fatal enquanto lida com graves problemas familiares. Sua determinação em eliminar todos os oponentes e avançar na hierarquia do Comando é inabalável, mas quanto mais poder ele adquire, mais está em jogo.

Leia mais:   'Supernatural' pode ganhar nova temporada?

Ao mesmo tempo que busca se reaproximar de sua mãe, Arlete (Cyria Coentro), Geise (Lorena Comparato), desiludida com as promessas vazias do marido, decide tomar a iniciativa nos negócios além das fronteiras do Brasil.

O policial Victor Morello (Rui Ricardo Diaz) persiste em sua implacável perseguição ao rival, ao passo que lida com a fuga de sua filha Inês (Karize Brum), o que trará novos desafios pessoais e profissionais em seu caminho. Ele ganha um novo parceiro, Roberto Santos. Já a disputa pelo controle do tráfico e do valioso Ouro Branco está cada vez mais acirrada.

O elenco conta com as adições de Sergio Malheiros (Wilbert), João Vitor Silva (Afonso), Leandro Firmino (Gilmar), Gilray Coutinho (Burgos), Ricardo Silva (Aírton), Vinícius Patricio (Juninho) e o ator uruguaio Nicolás Furtado (Navarro).

Impuros: 4ª temporada tem data de estreia marcada para 30 de agosto de 2023 no Star+. 

impuros

Série nacional Impuros

Curiosidades de Impuros

– O personagem Evandro do Dendê foi inspirado no traficante Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu. Além de comandar a venda de drogas, ele também chefiava um esquema de TV a cabo clandestino e cobrava pedágios para que vans e táxis entrassem e saíssem da comunidade.

– A renovação antecipada da série se deu devido aos atrasos na produção da 4ª temporada, por causa da pandemia.

– O ator Raphael Logam, que interpreta Evandro, disse que já enfrentou dificuldade para sair do personagem, e que chegou até a procurar a arma do personagem em sua casa.

– O ator Rui Ricardo Diaz, que interpreta o policial Victor Morello, passou a frequentar bares para se preparar para o personagem. Ele teve que aprender a fumar e beber e ia até os bares para estudar os trejeitos das pessoas que consomem essas substâncias.

Impuros conquistou boas críticas internacionais e o ator Raphael Logam foi indicado duas vezes ao Emmy Internacional na categoria de Melhor Ator por dois anos consecutivos (2019 e 2020).

Organize sua maratona com o nosso Planner!