Se você já viu algum episódio de Peaky Blinders, provavelmente já entendeu o motivo das pessoas serem tão viciadas na série. Trama envolvente, personagens fascinantes, excelente ambientação histórica e um figuro autêntico. Tudo isso transformou o programa em um sucesso mundial. Isso sem falar no corte de cabelo que merece um capítulo especial!
A trama acompanha a trajetória da família Shelby após a Primeira Guerra Mundial. Tommy (Cillian Murphy) é o líder de uma gangue – chamada Peaky Blinders – que controla a cidade de Birmingham, na Inglaterra. Autoritário e destemido, ele briga com gangues rivais, enfrenta as autoridades e não mede esforços para ter sucesso nos negócios.
Quem morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILERS)
Para começar, o nome do programa é relacionado com a maneira com que os protagonistas se preocupam com sua imagem. A palavra peaky é utilizada para descrever um chapéu com pico (boina) e blinder é uma gíria que significada alguém com boa aparência. Os membros da gangue tinham como costume se vestirem bem para se destacarem dos demais habitantes de seu bairro.
O alfaiate Keith Watson foi responsável por confeccionar os ternos de Thomas Shelby. Ele foi escolhido por ter a tradição de realizar cortes tradicionais desde os anos 60. O figurino é composto por sobretudos pesados, calças de cintura alta e barras curtas. A explicação para tal modelo é que Birmingham na época não tinha sistema de esgoto e todos evitavam que as roupas tocassem o chão.
É importante notar que há diferença de estilo nos integrantes da família Shelby. Tommy – por ser o líder – se veste com uma invejável sofisticação, refletindo sua ambição de integrar a alta sociedade inglesa. Neste sentindo, os acessórios são importantes como o relógio de bolso e as braçadeiras douradas que o protagonista usa por cima das camisas. Já Arthur, por não ter tais aspirações, prefere ternos mais casuais e gravatas borboletas refletindo a classe executiva.
Grace morre em ‘Peaky Blinders’? (SPOILER)
Uma matéria publicada pelo The Mirror, apontou que as compras de boinas, na Inglaterra, tiveram um aumento considerável após a exibição de Peaky Blinders. “As vendas continuam crescendo a cada temporada, com um aumento de 83%”, disse John Lewis, responsável pela loja Holly Clark.
Em 2019, David Beckham – que é sócio da marca de roupa, a Kent & Curwen – lançou uma linha em parceria com o show, que incluía a confecção de bermudas, casacos e chapéus. Obviamente, tudo inspirado na década de 1920.