Skip to main content

Conheça todas as versões do Senhor do Tempo

De longevidade surpreendente e incomparável, Doctor Who segue marcando presença nas telinhas e cativando o público desde 1963, ano em que foi ao ar pela primeira vez.

A história gira em torno das aventuras do Senhor do Tempo, um cientista do planeta Gallifrey que passa os seus dias explorando o universo na TARDIS, uma máquina que o permite viajar no tempo e no espaço, além de ter a capacidade mudar de forma. Suas missões são das mais variadas e vão desde ajudar civilizações até combater inimigos perigosos.

O sucesso da trama é tão grande que o Guinness World Records chegou a listar Doctor Who da BBC como a “série de televisão de ficção científica de maior sucesso do mundo.”

Continua após a publicidade..

Completando inigualáveis 60 anos de existência, a história continua com força e recebendo novas adaptações periodicamente. Ao longo das décadas, diversos atores interpretaram o protagonista, como você confere logo abaixo.

William Hartnell (1963)

William Hartnell doctor who

O primeiro Doctor Who que o mundo conheceu foi interpretado pelo ator inglês William Hartnell. Com uma carreira firmada por papéis onde representava autoridades mais sérias, ele encontrou no personagem uma forma de escape.

Em determinada ocasião, Hartnell chegou a descrever o Doctor Who como uma espécie de “cruzamento entre o Mágico de Oz e o Papai Noel”, fazendo referência aos aspectos cômicos e ao tom fantástico do alienígena.

O ator permaneceu no papel por menos de três anos e ao todo estrelou 134 episódios. Ele teve que ser substituído por Patrick Troughton em 1966 devido a questões de saúde.

Patrick Troughton (1966)

Patrick Troughton doctor who

Com a série em andamento, e com o conceito de reboot ainda não estabelecido naquela época, a opção que a produção encontrou para a saída de William Hartnell foi simplesmente substituí-lo por Patrick Troughton, sem maiores explicações.

O ator ficou no papel de Doctor Who pelos próximos três anos até que o seriado chegou ao fim, em 1969. Embora a troca dos protagonistas tenha sido feita de forma brusca, os fãs se apegaram imensamente a Patrick, que continuou participando de convenções até o ano de sua morte, em 1987.

Jon Pertwee (1970)

Jon Pertwee doctor who

O terceiro Doctor Who foi interpretado por Jon Pertwee, em 1970. Nesse mesmo ano a série deixou de ser em preto e branco e passou a ser transmitida em cores pela primeira vez.

O programa passou a ter mais ação, e as características energéticas de Jon Pertwee, que era um conhecido cômico, cativaram a audiência. Essa versão ficou no ar por cinco temporadas.

Tom Baker (1974)

Tom Baker doctor who

Em 1974, o mundo conheceu o quarto Doctor Who, que foi interpretado por Tom Baker. Antes de ser escalado para o papel, ele ainda não era tão conhecido pelo público com seus antecessores.

Tom Baker bateu um recorde de permanência e interpretou o doutor por sete extensas temporadas, totalizando 172 episódios. Alguns anos depois, ele chegou a reprisar o papel no especial The Day of the Doctor.

Peter Davison (1981)

O quinto Doctor Who foi interpretado pelo ator mais novo a receber o papel, Peter Davison. Aos 29 anos de idade, ele trazia uma energia mais jovial para o personagem e permaneceu na trama por três temporadas.

Sucesso dos anos 1980, esse Doctor Who tinha três companheiros com quem dividia aventuras e explorava mistérios na TARDIS.

Colin Baker (1984)

Colin Baker doctor who

Sucedendo interpretações carismáticas e agradáveis, o sexto Doctor Who foi interpretado pelo ator Colin Baker, que resolveu dar uma pegada mais mau-humorada ao personagem, o que acabou não cativando o público.

Em 1986, a série quase foi cancelada por Michael Grade, decisão que culminou em um hiato de dezoito meses sem que nenhum episódio fosse produzido até que o próximo ator assumiu o posto.

Sylvester McCoy (1987)

Em 1987, com o desgaste que o personagem estava tendo, Sylvester McCoy foi escalado para ser o sétimo Doctor Who da história.

Infelizmente, nessa época a audiência já não estava mais tão entretida com a série, que foi oficialmente suspensa em 1989. Posteriormente, o ator ficou marcado por sua atuação em O Hobbit.

Paul McGann (1996)

Paul McGann doctor who

Com um salto de quase uma década, Paul McGann foi escalado para viver o oitavo Doctor Who em um único episódio independente. O intuito era reapresentar o personagem ao público após o cancelamento de 1989.

O filme foi bem-sucedido no Reino Unido, mas não foi tão bem nos Estados Unidos, portanto a ideia da retomar a série acabou sendo engavetada outra vez.

Christopher Eccleston (2005)

Christopher Eccleston doctor who

Já nos anos 2000, o ator britânico Christopher Eccleston foi o responsável por reviver o Doctor Who nas telinhas, missão de muita responsabilidade.

Na trama, o doutor é um alienígena humanoide de uma raça chamada Senhores do Tempo. Ele consegue regenerar seu corpo cada vez que é ferido, entretanto, ao fazer isso, sempre ganha uma nova aparência física.

Se adaptando à realidade dos anos 2000, alguns detalhes foram alterados para essa versão do Doctor Who, e uma novidade é que ele ganhou uma companheira de aventuras, a forte e independente Rose Tyler (Billie Piper).

David Tennant (2005)

Em 2005, o ator escocês David Tennant foi apresentado como o décimo Doctor Who no final da série de Christopher Eccleston, em uma das regenerações que o personagem teve. Após a breve aparição, ele voltou com mais tempo para um especial natalino chamado A Invasão de Natal.

Tennant rapidamente caiu na graça popular e agradou muito os fãs do personagem, e em 2009 e 2010 ele reapareceu em uma série de especiais.

Para a grande surpresa e alegria dos fãs, David Tennant vai retomar o papel, alcançando o épico mérito de ser o primeiro ator a viver o personagem duas vezes. Ele está previsto para aparecer no especial de natal deste ano, que vai ao ar no dia 25 de novembro no Disney+.

Matt Smith (2010)

Matt Smith doctor who

Em 2010, o até então ator iniciante Matt Smith recebeu a missão de suceder o popular Doctor Who de David Tennant.

Seguindo a história anterior, o décimo primeiro Doctor Who aparece pela primeira vez na cena final de O Fim dos Tempos, após a regeneração de seu antecessor. A estreia oficial de Matt Smith acontece em A Décima Primeira Hora.

Peter Capaldi (2013)

doctor who

Em 2013, o ator Peter Capaldi, que já havia aparecido na franquia de Doctor Who em outros papéis, retornou para assumir o protagonismo.

Sua primeira aparição aconteceu no especial de Natal intitulado The Time of the Doctor, que aconteceu logo após a saída de Matt Smith. O veterano dos cinemas também é conhecido por atuar em filmes como Christopher Robin (2018) e O Esquadrão Suicida (2021).

Jodie Whittaker (2017)

 

A primeira atriz feminina a interpretar o clássico personagem foi a inglesa Jodie Whittaker, que assumiu o trono como Doctor Who em 2017.

Assim como diversos que vieram antes dela, Whittaker permaneceu no papel por apenas três temporadas, finalizando sua atuação em um episódio comemorativo de 100 anos da BBC.

Ncuti Gatwa (2024)

Ncuti Gatwa doctor who

O próximo Doctor Who já está sendo produzido e será interpretado pelo ator Ncuti Gatwa, mais conhecido por seu trabalho em Sex Education.

A trama está prevista para ser lançada no ano que vem, em 2024. Recentemente, a BBC revelou as primeiras imagens oficiais do personagem, o que causou curiosidade e expectativa por parte dos fãs de um dos alienígenas mais queridos de todos os tempos.

Organize sua maratona com o nosso Planner!