Skip to main content

Até o Sheldon Cooper aprova a nossa lista de dicas!

Sheldon Cooper, Doctor Who e Capitão Kirk são personagens que obtiveram notoriedade na televisão americana por serem inteligentes, habilidosos e possuírem hábitos peculiares. Assim como no cinema, nos filmes Star Wars (1977) e De Volta para o Futuro (1985), as séries geeks também contribuíram para a propagação do termo nacultura pop.

A palavra geek descreve pessoas que possuíam comportamento abobalhado. Durante o início dos anos 1900, a palavra passou a ser usada para denominar shows de aberrações de circo. Foi só em torno dos anos 1940 e 1950 que o termo começou a ser usado para definir pessoas que tinham um comportamento diferente da maioria – tanto em questão de hábitos, quanto consumo de produtos culturais.

O Pop Séries! preparou uma seleção de séries geeks que fazem sucesso entre esse público e inspiram programas com grandes índices de audiência.

Confira:

Arquivo X (1993-2002)

Um misto de ficção científica e suspense, Arquivo X acompanhava os mistérios envolvidos nas investigações dos agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). A série teve 11 temporadas e retornou em 2016 para uma temporada especial de seis episódios. Os fãs puderam assistir às aventuras dos agentes do FBI em busca de respostas para fenômenos paranormais e conspirações governamentais.

Arquivo X pode ser assistida no serviço de streaming do Star+.

Babylon 5 (1994-1998)

A série mais odiada por Sheldon (Jim Parsons), de The Big Bang Theory, é ambientada entre 2257 e 2262, abordando temas como política, diplomacia e conflitos entre povos.

Leia mais:   Sweet Tooth: Gus procura a mãe na 3ª temporada

A história de Babylon 5 acontece uma estação espacial que serve de apoio para a Terra e também como uma zona neutra para as diferentes espécies alienígenas. Com um elenco diversificado, a série teve cinco temporadas e pode ser assistida no Amazon Prime Video.

Battlestar Galactica (2004-2009)

É uma série de ficção científica que apresenta uma sociedade humana em guerra contra uma raça de robôs conhecidos como Cylons. A série, que teve quatro temporadas, explora questões filosóficas, políticas e éticas enquanto os humanos lutam pela sobrevivência.

Doctor Who (1963-)

Com 50 anos de existência, Doctor Who é uma precursora das séries geek e foi lançada pela BBC. Onze atores já interpretaram o protagonista e, atualmente, Ncuti Gatwai assumiu o papel do novo Doutor. A série acompanha um senhor do tempo conhecido como Senhor do Tempo, enquanto ele viaja em sua máquina do tempo, a TARDIS, por diversos períodos da história e outros planetas.

A série está disponível no catálogo do Globoplay.

Firefly (2002-2003)

Firefly é uma série de ficção científica criada por Joss Whedon. Ambientada no futuro, a história segue a tripulação de uma nave espacial chamada Serenity enquanto eles enfrentam perigos e desafios em uma galáxia dominada por duas superpotências.

Embora tenha tido apenas uma temporada, a série ganhou uma base de fãs leais que apreciam sua mistura de faroeste e ficção científica.

Leia mais:   Robert Downey Jr. e a sua incrível jornada de redenção

Game of Thrones (2011-2019)

Baseada nos livros de George R.R. Martin, essa série de fantasia épica conquistou uma enorme base de fãs. A história é ambientada em um mundo fictício medieval onde várias famílias nobres lutam pelo controle do Trono de Ferro.

A série teve oito temporadas e é conhecida por suas reviravoltas, personagens complexos e cenas épicas de batalha. Game of Thrones pode ser assistida no serviço de streaming HBO Max.

Stargate SG-1 (1997-2007)

Uma das séries de ficção científica de maior sucesso, Stargate SG-1 narra a busca de exploradores por avanço tecnológico através de um portal interplanetário conhecido como Stargate. A série, que teve dez temporadas, explora diversas culturas alienígenas e a luta contra inimigos poderosos.

Star Trek (1966-1969)

Star Trek foi uma das primeiras séries com ambientação no espaço. A história acompanha as aventuras e viagens da tripulação da famosa nave interestelar Enterprise. Com atuações marcantes de William Shatner como Capitão Kirk e Leonard Nimoy como Doutor Spock, a série teve três temporadas.

A produção ganhou várias séries spin-off ao longo dos anos, filmes e recentemente teve seu enredo adaptado ao cinema com sucesso de bilheteria. As diversas séries de Star Trek podem ser assistidas no serviço de streaming Paramount+.

Stranger Things (2016-)

É uma série de suspense e ficção científica ambientada nos anos 1980, repleta de referências à cultura pop da época. A trama envolve um grupo de crianças que se depara com eventos sobrenaturais em sua cidade. Eles contam com a ajuda de Eleven, uma criança criada em um laboratório e com superpoderes, para derrotar um monstro que vive no Mundo Invertido.

Leia mais:   Senhor dos Anéis: Sauron dá início ao seu império na 2ª temporada

A série, que atualmente conta com quatro temporadas, é uma produção original da Netflix e está disponível no serviço de streaming.

The Big Bang Theory (2007-2019)

Sem dúvida alguma, Sheldon Cooper (Jim Parsons) é o personagem que mais exemplifica a cultura geek.

The Big Bang Theory acompanha um grupo de amigos nerds e socialmente desajeitados que trabalham como cientistas em diferentes áreas. Com muito humor e referências à cultura geek, a série teve 12 temporadas e pode ser assistida no serviço de streaming HBO Max.

The Mandalorian (2019-)

Parte do universo de Star Wars, a série segue as aventuras de um caçador de recompensas na galáxia. Com uma atmosfera western e um adorável personagem chamado Bebê Yoda, o programa conquistou o coração dos fãs da franquia e além. A série é uma produção original do Disney+.

The Mandalorian yoda

O bebê Yoda é o destaque de The Mandalorian

Essas são apenas algumas das séries geeks populares que cativaram fãs ao longo dos anos. Com histórias envolventes, personagens icônicos e uma infinidade de referências à cultura pop, essas séries ajudaram a elevar o status dos geeks na cultura pop. Então, pegue seu controle remoto ou abra seu serviço de streaming favorito e embarque nessas aventuras emocionantes!

Organize sua maratona com o nosso Planner!