Skip to main content

Pastor alemão ficou conhecido mundialmente no cinema e na TV

O nome Rin Tin Tin soa familiar no imaginário de diversas gerações que cresceram consumindo as histórias do amado pastor alemão, seja em séries, filmes ou até mesmo de apenas ouvir falar.

Sua popularidade transcende e ultrapassa barreiras de tempo, afinal, seu nascimento ocorreu há mais de 100 anos, em 1918. O cachorro astro teve sua carreira iniciada quando tinha apenas dois anos de idade, na década de 1920.

Ao longo dos anos, dezenas de produções audiovisuais estrelando Rin Tin Tin foram lançadas e construíram um legado importante para um dos cachorros mais amados de toda a história. Sua relevância é tão grande que outras gerações de sua linhagem continuaram nos holofotes por muito tempo após sua partida.

Continua após a publicidade..

O nascimento de Rin Tin Tin

A história de vida do Rin Tin Tin é bastante comovente desde o início. Em 1918, no final da Primeira Guerra Mundial, o Cabo Lee Duncan encontrou um canil alemão bombardeado localizado em Toul-aux-Lorraine, na França.

Para sua surpresa, no local havia um buraco onde uma cadela se refugiava com seus cinco filhotes recém-nascidos. Ao ver a cena, ele se comoveu e imediatamente resgatou a família canina. Quando voltou para Los Angeles, nos Estados Unidos, Ducan decidiu ficar com dois filhotes, um macho e uma fêmea, e doou os outros.

Os cachorrinhos foram chamados de Nannette e Rin Tin Tin, nome que os soldados franceses davam a uma espécie de bonequinhos de boa sorte que sempre carregavam com eles por onde quer que fossem. Infelizmente Nannette morreu de pneumonia, ao passo que o cachorro começou a ser ensinado e treinado por seu dono.

Conheça os pets mais famosos da TV

Com bastante treinamento, o cão aprendeu a dar longos saltos e a fazer diversos truques que começaram a chamar atenção. Diante disso, o produtor cinematográfico Charles Jones pagou para que Duncan o deixasse filmar seu animal de estimação, e gostando do que viu, acabou transformando o cão em um astro.

A carreira do astro canino

A primeira vez que o cachorro apareceu nas telas foi em 1922 fazendo o papel de um lobo no filme The Man From Hell’s River. No ano seguinte, em 1923, ele protagonizou sua primeira aventura no longa Onde o Norte Começa. Dirigido por Chester Franklyn, a produção contava com a atriz Claire Adam em seu elenco.

A carreira do pastor alemão foi extensa e diversificada. Ele trabalhou até os 12 anos de idade, ou seja, até sua velhice. Ao todo, Rin Tin Tin estrelou em um total de 22 filmes.

Seu sucesso foi tão grande que, na época, a Warner Bros. estava passando por um momento de turbulência e de dificuldade financeira, e até os dias de hoje dizem que os créditos da reviravolta da empresa são dados à popularidade do cachorro e de seus filmes.

Rin Tin Tin faleceu em 1932, aos 14 anos de idade. Após sua morte, seu amável dono fez de tudo para levá-lo para o país no qual ele nasceu e foi encontrado. O desejo de Duncan era que ele fosse enterrado no Cimetière des Chiens, um estimado e conhecido cemitério para animais de estimação que fica localizado em Paris.

Com um legado bem-estabelecido e com uma imagem que ecoa no imaginário de incontáveis pessoas década após década, Rin Tin Tin ganhou uma estrela na Calçada da Fama como forma de homenagem por todo seu trabalho nas telas.

A linhagem do cachorro foi mantida por um período, entretanto, apenas alguns deles foram chegaram a trabalhar no mundo do entretenimento, a exemplo de Rin Tin Tin, Jr, que apareceu em oito filmes e em três seriados durante os anos 1930. Algumas das obras que ele estrelou são O Cachorro Lobo (1933), O Dominador das Selvas (1934), As Aventuras de Rex e Rin Tin Tin (1935) e O Cão do Diabo (1936).

O legado

Para além das telas, Rin Tin Tin também estrelou um programa de rádio entre os anos 1930 e 1955. Após sua morte, outros cachorros começaram a interpretar o papel em The Wonder Dog, em que o animal era responsável pelos efeitos sonoros. O programa tinha quinze minutos de duração e ia ao ar todos os sábados.

A extensa filmografia do primeiro Rin Tin Tin inclui uma lista de aventuras entre séries, filmes, musicais e outros: Man from Hell’s River (1922), Onde o Norte Começa (1923), Sombras do Norte (1923), Procura Teu Dono (1924), O Farol da Ponte do Mar (1924), Perdidos nas Regiões Geladas (1925), Colisão de Feras (1925) Os Cães Iguais aos Homens (1925), O Herói das Grandes Neves (1926), O Grito da Noite (1926), Enquanto Londres Dorme (1926), Enquanto Londres Dorme (1926), No Meio do Abismo (1927), Camarada é Camarada (1927), Maxilas de Aço (1927), A Vitória de Rin Tin Tin (1928).

A lista continua com Rin Tin Tin no Deserto (1928), O Heroísmo de Rin Tin Tin”/”Ódio e Recompensa (1928), Na Pista do Mistério (1929), Fome de Ouro (1929), Mulher de Vontade (1929), A Parada das Maravilhas (1929), O Trovão (1930), Sentinela Abançada (1930), O Grande Guerreiro (1931) e seu último filme que foi intitulado Human Targets (1932).

As Aventuras de Rin Tin Tin

A maior popularidade do cachorro astro aqui no Brasil se deu com a série As Aventuras de Rin Tin Tin, que foi originalmente lançada em 1954 e ficou no ar por cinco temporadas. Com um incrível número de 164 episódios, a série terminou em 1959.

Nessa versão, o protagonista canino era o bisneto, cuja linhagem ainda estava sendo reproduzida e mantida sob os holofotes do mundo do entretenimento. O enredo acompanha a história de Rusty (Lee Aaker), um garoto que fica órfão e é acolhido por soldados no Forte Apache, um posto de cavalaria dos Estados Unidos. Na trama, Rusty e seu pastor alemão Rin Tin Tin se tornam membros da corporação.

Além do ator mirim Lee Aaker e do cachorro, o elenco principal do seriado é formado pelos atores James Brown (II), Joe Sawyer, Rand Brooks, Dean Fredericks e William Fawcett.

Com diversas exibições na televisão aberta, por muito tempo o seriado se tornou uma série indispensável na grade horária brasileira. Atualmente, a série pode ser assistida nas manhãs de domingo, no SBT.

Organize sua maratona com o nosso Planner!