Skip to main content

Com Pedro Pascal, história é baseada no universo Star Wars

A série The Mandalorian é ambientada no universo de Star Wars, mas consegue ir além do esperado para essa franquia tão conhecida. Somos apresentados a um mundo que nos remete ao Velho Oeste, uma terra sem leis onde impera a brutalidade.

A história acontece após O Retorno de Jedi, período no qual Império foi derrotado, restando apenas o governo central. Portanto, a série se inicia nove anos após a destruição da Estrela da Morte.

Quem é o Mandaloriano?

Mandalorianos são os povos que vivem no planeta Mandalore, podem ser encontrados também na lua Mandalore, em Corcordia e no planeta Concord Daw.

A série foca em um Mandaloriano específico, Din Djarin, interpretado por Pedro Pascal com brilhantismo. Sempre trajado com sua armadura e seu capacete, podemos notar que esse caçador de recompensas não é tão formidável e invencível como aparenta, o que confere uma veia cômica em muitas cenas.

Mesmo não sendo um guerreiro tão fantástico, o Mando carrega consigo a tradição do seu povo conhecido por ter guerreiros implacáveis. Em muitas situações o protagonista consegue escapar sem utilizar a força bruta, mas com sorte e boas ideias dos roteiristas.

A série conquistou o mundo e traz à luz personagens e povos poucos explorados em outras produções da franquia. Pedro Pascal tem atuação bem dosada e fugindo dos clichês do gênero.

1ª temporada

Nove anos após a queda do Império toda a sociedade encontra-se imersa no caos. Logo no primeiro episódio, Din Djarin já enfrenta alguns valentões que o desafiam em um saloon, mas o protagonista consegue se livrar de seus algozes e pegar o seu alvo – não se esqueçam que ele é um caçador de recompensas!

No momento da entrega, ele acaba recebendo um valor menor do que o combinado com seu receptor, Greef Karga (Carl Weathers).

Din Djarin recebe outra oferta de trabalho com um lucro maior, mas envolto em muitos mistérios. O Mandaloriano é levado até o cliente em questão, que é interpretada por Werner Herzog, isso mesmo, o famoso cineasta alemão.

Ele faz uma proposta irrecusável a Mando, que envolve a captura de um sujeito, seja vivo ou morto. Ao aceitar a proposta, nosso protagonista vai até Arvala-7, onde se depara com o temível Blurrg, um ser alienígena horrível, que apareceu pela primeira vez em Star Wars: A Guerra dos Clones.

O protagonista acaba sendo salvo por Kuiil (Misty Rosas), uma moradora da região que passa a ajudá-lo. O Mandalorian não conhece o seu alvo, não sabe como ele se parece e tem apenas o rastreador IG-11 (Taika Waititi) para encontrá-lo.

  Robert Downey Jr. e a sua incrível jornada de redenção

Depois de enfrentar inúmeras aventuras e nos apresentar cenários impressionantes, com uma fotografia e edição com efeitos especiais dignos de um longa-metragem, Mando encontra o seu novo alvo.

Para sua surpresa o objetivo da missão era localizar “A Criança”, também conhecido Baby Yoda, pelos fãs. Mando o entrega a Greef, seu contratante, mas sente-se hesitante. Ele recupera o bebê e o salva de passar por horrendos experimentos científicos.

A partir daí, inicia-se uma fuga frenética, com o Mandalorian e jovem Jedi fugindo de diversos mercenários que foram postos em seu encalço. Durante a fuga, somos apresentados a diversas galáxias e outros personagens muito interessantes. Vale lembrar que a série segue com aquele ar pós-apocalíptico, sem abrir mão da essência de Star Wars.

Greef propõe um acordo a Mando, com propostas que beneficiam ambas as partes. Ele aceita se encontrar com seu antigo contratante, mas leva consigo Cara, IG-11 e Kuiil como reforço. Chegando ao planeta Navarro, o caçador e seus aliados são surpreendidos por uma emboscada planejada pelo líder, ainda vivo, do antigo Império, Moff Gideon (Giancarlo Esposito) .

Durante a disputa, Kuiil e IG-11 acabam morrendo e Mando fica com a missão de levar a criança até o seu planeta natal. O protagonista acredita que Moff Gideon está morto, mas é revelado que ele sobreviveu à batalha e que possui um sabre de luz negro.

E assim termina a primeira temporada de The Mandalorian com muitos arcos em aberto e um clima excitante.

2ª temporada

A temporada começa com Mando buscando um Jedi, para que Baby Yoda tenha um treinamento adequado e conviva com outros membros de sua espécie.

Mando procura por outros Mandalorianos a fim de obter ajuda. Em meio a essa busca, ele conhece a mandaloriana Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff), que pretende recuperar o sabre negro que está em posse do vilão Gideon; ela orienta Mando a procurar a ex-Jedi Ahsoka Tano (Rosario Dawson).

  The Acolyte: série explora a Era de Ouro Jedi

Ao encontrar Tano, Mando descobre que a criança não pode receber um treinamento convencional, pois um elo muito forte se estabeleceu entre eles. O vínculo pode levar a criatura a direcionar seus poderes para o lado negro da força. Também é revelado o nome do Babu Yoda, Grogu, e Mando o leva até o planeta Tython para que ele possa se conectar mais com a força e quebrar os laços que possuem, só assim o treinamento Jedi será eficiente.

Em Tython, Grogu é sequestrado pelo vilão Moff Gideon e ainda destrói a nave do mandaloriano. Para tentar regatar o amigo, Mando reúne um novo grupo e parte em busca da criança.

Ao encontrar Gideon uma luta épica é travada e nosso protagonista consegue derrotar o vilão e recuperar Grogu. Durante a batalha, ele fica com o sabre de luz negra, que fornece ao seu dono o poder de comandar o planeta dos Mandalorianos (Mandalore), por isso o interesse de Bo-Katan em tomar posse dele.

A temporada se encerra com uma boa dose de tensão no ar. Mando não sabe como agir ante o novo poder que detém e Luke Skywalker, interpretado pelo fabuloso Mark Hamill, leva Grogu para seu treinamento Jedi.

Afinal, quem é Grogu?

Grogu, ou Baby Yoda, conquistou a todos com seus olhos ternos, seu temperamento doce e sua pele esverdeada. Ele pertence a mesma espécie do grande mestre Yoda.

Antes de encontrar o Mandaloriano, Grogu vivia cativo no planeta Arvala-7. A criança foi treinada por vários mestres, passando quase toda a sua vida no templo Jedi, tornando-se um dos personagens mais queridos no universo Star Wars.

O que esperar da 3ª temporada de The Mandalorian

O trailer oficial divulgada pelo Disney+ deixou os fãs da saga muito empolgados para a terceira temporada de The Mandalorian.

Din Djarin continua sua saga pelas galáxias, mas deve encontrar novos perigos pela frente. Há indícios de que alguns personagens podem retornar a trama, como: Bo-Katan (Katee Sackhoff), Moff Gideon (Giancarlo Esposito), Greef Karga (Carl Weathers), The Armorer (Emily Swallow) e Peli Morro (Amy Sedaris). Porém, novos vilões prometem dar um novo fôlego a trama e muitas reviravoltas são esperadas.

  The Boys: Capitão Pátria vai morrer na 4ª temporada?

O primeiro episódio da terceira temporada foi ao ar no dia 1º de março e obteve notas 7,8 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, pontuações consideradas altas para um episódio de estreia de temporada.

Além disso, a Nova República tenta se consolidar e afastar a ameaça sombria da primeira Ordem. Em meio a esse cenário incerto, Mando reencontrará antigos aliados e fará novos ao longo de sua jornada. 

O Livro de Boba Fett

A série é um spin-off de The Mandalorian e dá continuidade ao universo de Star Wars com foco em Boba Fett (Temuera Morrison), um caçador de recompensas, que junto com a mercenária Fennec Shand (Ming-na Wen), viaja pelo submundo da galáxia na tentativa de conquistar o território de Jabba.

Boba e Shand tentam a todo custo se impor como autoridades em Tatooine, cobrando altos tributos de outros criminosos. Eles acabam conquistando muitos inimigos que também desejam tomar o poder da região.

Obviamente nosso querido Mandaloriano, interpretado por Pedro Pascal, aparece no seriado em dois episódios dedicados a sua história.

Na continuação também vemos Cobb Vanth (Timothy Olyphant), conhecido como xerife; Luke Skywalker (Mark Hamill); o amado Grogu; a lendária guerreira Ahsoka Tano (Rosario Dawson), entre outros.

O Livro de Boba Fett obteve sucesso em sua temporada de estreia e conseguiu preencher alguns furos nas histórias de The Mandalorian.

The Mandalorian yoda

O bebê Yoda é o destaque de The Mandalorian

Boba Fett é um mandaloriano?

Em entrevista a EW, Pedro Pascal disse que, de acordo Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones, Boba Fett é um clone, mas se perguntarem para George Lucas ele irá afirmar que Fett não é um mandaloriano, pois não nasceu no planeta Mandalore. Ele foi introduzido a esse mundo e por isso recebe a armadura dos guerreiros do planeta.

O ator ainda falou que os personagens são bem diferentes e que Din Djarin deseja fazer o certo, só que o destino se encarrega de impedi-lo, enquanto Boba segue pelo submundo.