Skip to main content

A série é baseada na obra de Stephen King

Stephen King é um verdadeiro gênio da ficção científica. Mais do que isso, as obras do escritor parecem ter aquele poder de mesclar suspense, viagens no tempo e invasões alienígenas em uma trama cativante. Desgrudar os olhos das páginas é quase impossível!

Depois de clássicos como O Iluminado e Carrie, a Estranha (ambos ganharam adaptações cinematográficas), o novo best seller a receber um espaço na televisão é Under the Dome. A série produzida pela CBS, que tem o mesmo nome do livro, conta a história da pequena cidade de Chester’s Mill, nos EUA, em que os habitantes ficam presos sob uma espécie de domo invisível.

O suspense acompanha o leitor em praticamente todas as passagens da narrativa, que inicia-se com uma queda de helicóptero e um assassinato.

Os fãs de Lost (2004-2010) certamente se lembram da presença de um livro de King em uma das cenas do seriado. As semelhanças entre os dois shows não param por aí. O produtor executivo da atração, Jack Bender, que dirigiu por seis anos o programa focado na vida dos sobreviventes do desastre aéreo, garante a aceitação da nova empreitada pelos amantes do gênero. Quer mais? Brian K. Vaughan, um dos roteiristas de Lost, é o responsável por transformar a obra do escritor em cenas.

Outro diferencial da série está no novo olhar sobre a narrativa. O telespectador não deve esperar por uma abordagem fiel ao original. “A natureza de cada episódio é bem diferente daquela adotada em um livro. King, aparentemente, não estava satisfeito com o final – que é bem obscuro”, disse Bender ao The Huffington Post. O piloto com 13 episódios mostrou como os residentes da cidade tentaram solucionar o mistério e viver com recursos limitados enquanto enclausurados. Vaughan complementa em entrevista ao EW: “King nos encorajou a levar os personagens a lugares novos.”

O elenco da série também se revelou promissor. Britt Robertson (The Secret Circle) viverá uma garçonete que sonha com a fama e vê o seu futuro prejudicado pelo aparecimento do domo. Rachelle Lefevre, a atriz de Crepúsculo, interpretou a repórter Julia Shumway. Mike Vogel (Bates Motel) foi um veterano do exército. Dean Norris (Breaking Bad), por sua vez, atuou como o manipulador e autoritário vendedor de carros Big Jim.

Leia mais:   O Homem de Seis Milhões de Dólares: quem era Steve Austin?

Confira, abaixo, a sinopse completa desse sucesso mundial.

Qual é a história da série?

A estreia no Brasil aconteceu no dia 4 de novembro de 2013 pelo canal TNT.

A pacata cidade de Chester’s Mill, nos EUA, é isolada por uma espécie de domo invisível que não permite que nenhum cidadão saia ou entre da cidade.

O enredo da primeira temporada se apóia em três personagens principais: Barbie (Mike Vogel), um forasteiro que vai até a cidade para cobrar um dívida; Angie (Britt Robertson), uma garçonete que passa por uma relação muito complexa com seu namorado, e Big Jim Reinie (Dean Norris) um homem poderoso que manipula e controla as pessoas. Ele se aproveita do isolamento ao qual todos estão sujeitos para passar por cima das leis.

Até a metade dessa temporada, o foco da trama está centrado na relação entre Barbie, Angie e Big Jim. Posteriormente, a atenção se volta para o domo que envolve a cidade e o motivo dele estar justamente ali.

E é nesse ponto que a trama sofre uma reviravolta, se antes o ponto principal era a densa teia de relações entre os três protagonistas (Barbie, Big Jim e Angie), agora o interessante são os mistérios sobrenaturais, pessoas com poderes especiais, e a redoma que parecia ter certo senso de julgamento.

O que é o domo de Under the Dome?

E por falar na redoma ou domo, esse ponto foi bem discutido entre os fãs e os críticos logo na primeira temporada. No livro de Stephen King, escrito na década de 1970, o autor não conseguiu elucidar os efeitos climáticos que esse isolamento traria para a cidade. Posteriormente, King procurou alguns especialistas e especificou os efeitos e características da redoma, confira:

– Tanto no livro quanto na série, a redoma é intransponível.

– Ela apresenta uma altura bem definida.

– No livro, ocorre um superaquecimento da cidade devido ao bloqueio do ar, e já na primeira semana os cidadãos começam a sofrer com os efeitos climáticos do isolamento. Já na série, esse fator parece ter sido ignorado, pois vemos vento e até chuva sobre a cidade.

Leia mais:   Qual era a trama de 'Tin Man: A Nova Geração de OZ'?

– A redoma adquire certa personificação na série, alguns poderes e artefatos.

under the dome

Barreira isola uma cidade em Under the Dome

O que acontece na 2ª temporada?

O segundo ano estreou no dia 28 de julho de 2014 pelo canal TNT.

Durante essa fase, as tramas secundárias entram em destaque e a rotina dos moradores da cidade e algumas questões científicas passam a ser o centro da trama.

Porém, a redoma toma algumas decisões importantes, como por exemplo, durante a sentença de morte de Barbie, o domo impede a execução e se transforma em um grande ímã, atraindo todos os metais e desmaiando a população.

Há uma grande mudança em Big Jim, que percebe que suas atitudes são as responsáveis pelo que está acontecendo. Arrependido ele tenta ajudar a cidade a voltar a sua normalidade.

Ao mesmo tempo, a população acaba se adaptando à redoma, e focando na sobrevivência. Mortes, pragas e mistérios permeiam esses episódios.

Mistério revelado na 3ª temporada

A terceira e última temporada recebeu algumas críticas do público e foi considerada um pouco confusa.

Vemos a redoma se desfazer e o surgimento de alguns mistérios, como as mortes de Big Jim, Julia e Junior.

Barbie volta a Chester’ s Mill um ano depois, para homenagear as vítimas em um memorial, e acaba encontrando tudo muito diferente. Ele descobre que a cidade vive em uma realidade paralela.

Toda essa confusão foi provocada por Melanie (Grace Victoria Cox), que tranca os moradores em casulos onde eles imaginam uma realidade alternativa e acreditam viver nela. Porém, Big Jim consegue detê-la e liberta os moradores.

A série também revelou que o domo era uma incubadora de aliens, fato que desagradou alguns fãs do livro.

Mesmo recebendo alguns comentários negativos, Under the Dome conseguiu formar uma excelente base de fãs e desenvolveu um enredo enigmático. Para além dos mistérios sobrenaturais, as relações humanas ganham muito destaque. A inserção de elementos científicos para explicar alguns fenômenos foi um dos pontos que mais agradou os fãs.

Quem está no elenco da série?

O elenco contou com o talento de Mike Vogel (Barbie), Rachelle Lefevre (Julia), Dean Norris (Big Jim), Alexander Koch (James ‘Junior’), Eddie Cahill (Sam Verdreaux), Colin Ford (Joe McAlister), Mackenzie Lintz (Norrie), Eriq La Salle (Hektor Martin), Frank Whaley (Dr. Marston) e Kylie Bunbury (Eva Sinclair).

Leia mais:   Quem eram as criaturas de 'O Elo Perdido'?

Under the Dome é um combo completo para os fãs de horror sci-fi. Mesmo dividindo opiniões, vale a pena conferir esta história fantástica.

Maratone as três temporadas de ‘Under the Dome’ pela Paramount+, Now TV ou Oi Play.

Curiosidades de Under the Dome

– Somente em um episódio não ocorreu nenhuma morte.

– Quase todos os quadros de Pauline foram pintados pelo produtor executivo e diretor da série, Jack Bende.

– Um dos cenários mais caros da série foi o interior da lanchonete The Sweetbriar. O local é baseado em um estabelecimento real e sua caracterização contou com detalhes fiéis ao original.

– A vaca que aparece sendo partida ao meio durante a formação do domo, não está no livro. Os roteiristas tiveram essa ideia para mostrar o impacto que a redoma ocasionaria.

– No Brasil, o nome da série ganhou duas traduções: Prisão Invisível pela Rede Globo, e Domo pela TNT.

– A série foi filmada em Wilmington, na Carolina do Norte, porém Chester’s Mill é representada pela cidade de South Port.

– A música tema foi composta por W. G. Snuffy Walden e A. Patrick Rose.

– Phil e Dodee tinham uma banda chamada Dog Bacon. É possível ver o nome grafitado em um muro, no episódio 103, quando Junior vai até a fábrica de cimento.

– Os personagens que mais aparecem ao longo das três temporadas são: Carolyn, Barbie, Julia, Eleanor, Joe, Big Jim e Junior.

– A atriz que interpreta a mãe de Dodee já conhecia a linguagem dos sinais e é fluente. Já Jolene Purdy (Dodee) precisou aprender para desenvolver sua personagem.

– Rachelle Lefevre e Neal Baer (um dos responsáveis pela série), já trabalharam juntos anteriormente em A Gifted Man.

– A borboleta monarca que é vista na primeira temporada foi criada através de uma combinação de CGI e borboletas vivas.

– As três temporadas contaram com 13 episódios cada.

– Brian K. Vaughan é o criador da série.

– O autor, Stephen King, pediu em seu Twitter para que a Netflix refizesse a série, mas começando do zero e sendo fiel ao livro.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

4 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Kati
Kati
7 anos atrás

Está explicado o final de Under the Dome. Tinha um dedinho do roterista de Lost, outra série que começou bem e me fez ficar com raiva depois. Esse pessoal deveria ser proibido de dirigir qualquer filme, série, cenas etc. E a filha alienígena do Barbie, com olhos claros e peruca loira. Que sentido havia em tudo isso? Dormi e acordei revoltada em ver essa série.

PEDRO PAULO
PEDRO PAULO
7 anos atrás

COM UNDER THE DOME PERDI UM FINAL DE SEMANA.COM LOST PERDI SEIS ANOS (NÃO TINHA NETFLIX)

PEDRO PAULO
PEDRO PAULO
7 anos atrás

COM UNDER THE DOME PERDI UM FINAL DE SEMANA.COM LOST PERDI SEIS ANOS (NÃO TINHA NETFLIX)

Kati
Kati
7 anos atrás

Está explicado o final de Under the Dome. Tinha um dedinho do roterista de Lost, outra série que começou bem e me fez ficar com raiva depois. Esse pessoal deveria ser proibido de dirigir qualquer filme, série, cenas etc. E a filha alienígena do Barbie, com olhos claros e peruca loira. Que sentido havia em tudo isso? Dormi e acordei revoltada em ver essa série.