Skip to main content

O gênero de não ficção aborda crimes reais

De grande apelo popular, as tramas de true crime ganham cada vez mais espaço nas plataformas de streaming, seja em formato de séries ou de filmes.

O gênero tem produções que são norteadas por crimes da vida real, ou seja, casos que realmente aconteceram. Esses crimes podem ser explorados de diversas formas, sendo usados apenas como inspiração ou até mesmo em formato de documentário.

Dividindo opiniões e por vezes gerando polêmica, os lançamentos estão sendo cada mais procurados e consumidos. Conheça 12 séries de true crime disponíveis em diferentes serviços de streaming para você maratonar.

Continua após a publicidade..

Amor & Morte

Estrelada por Elizabeth Olsen, aclamada por seu papel em WandaVision do Disney+, a minissérie Amor & Morte é baseada em fatos reais e chegou ao catálogo da HBO Max no começo de 2023.

O enredo explora a história de Candy Montgomery, uma comum dona de casa que foi acusada de matar sua amiga Betty Gore na década de 1980.

As duas faziam parte do mesmo circulo de amizades em uma igreja. A motivação por trás desse true crime é revoltante e surpreendente.

Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

Lançado em 2019, o documentário Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy foi bastante discutido quando chegou ao público na Netflix e o seu conteúdo dividiu opiniões.

Apresentando entrevistas, materiais de arquivo e gravações de áudio feitas no corredor da morte, a produção traça o perfil do serial killer Ted Bundy, que sequestrou, estuprou e matou diversas mulheres na década de 1970.

Conheça mais produções que contam a história de Ted Bundy

Dahmer: Um Canibal Americano

Misturando uma história real com algumas adaptações, a macabra série Dahmer: Um Canibal Americano está disponível no catálogo da Netflix e foi inspirada em crimes cometidos pelo serial killer Jeffrey Dahmer no período entre 1978 e 1991.

Leia mais:   The Boys: o que esperar da 4ª temporada

Protagonizado por Evan Peters, o drama acompanha um enredo adaptado da história de Dahmer, que atraia as potenciais vítimas para sua casa, as matava e em seguida desmembrava os seus corpos. Ao todo, ele matou 17 homens.

Dr. Morte

Disponível no Lionsgate+, Dr. Morte conta a história de Christopher Duntsch, aparente respeitado neurocirurgião que acaba se revelando um sociopata.

Ao longo de oito episódios, que estão agrupados em uma única temporada, a série mostra como os pacientes de Duntsch saiam da sala de operação mutilados ou até mesmo mortos.

Após ter sua licença retirada em 2017, Christopher foi condenado a prisão perpétua e estima-se que ele tenha ferido 33 pacientes ao longo de sua carreira médica.

Em Nome do Céu

Disponível na plataforma do Star+, a série Em Nome do Céu é um drama policial que mostra o detetive Jeb Pyre, interpretado por Andrew Garfield, investigando um brutal assassinato duplo.

Brenda Lafferty, vivida por Daisy Edgar-Jones, e sua filha, que era apenas um bebê, são mortas em uma pequena cidade e tudo indica que o assassinato teve envolvimento da igreja, o que abala a fé do investigador.

Criada por Dustin Lance Black, a série está composta por sete episódios.

Making a Murderer

Escrito e dirigido por Laura Ricciardi e Moira Demos, o documentário Making a Murderer foi lançado em 2015 na Netflix. Ele conta a história de Steven Avery, que ficou 18 anos preso por uma condenação injusta de agressão sexual e tentativa de homicídio.

Em 2005, ele foi novamente acusado pelo assassinato de Teresa Halbach, sendo condenado em 2007. Ao todo, foram lançadas duas temporadas da série na Netflix, cada uma contendo 10 episódios.

Leia mais:   Melhores séries animadas da Marvel

A repercussão da produção true crime foi tão grande que, além de diversas indicações a prêmios, o público chegou a fazer uma petição para que a Casa Branca perdoasse Avery. O documento recebeu mais de 500 mil assinaturas.

Mindhunter

Baseada no livro Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit, escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker, a série Mindhunter é ambientada em 1997 e sua trama central gira em torno de dois agentes do FBI que entrevistam assassinos em série que estão presos. Essas conversas têm como intuito desvendar casos que estão em andamento.

Quatro anos após o lançamento da segunda temporada, o criador David Fincher confirmou que o projeto seria cancelado devido ao alto custo de sua produção.

Original da Netflix, o elenco de Mindhunter conta com o ator duas vezes nomeado ao Tony Awards, Jonathan Groff, e com a atriz Anna Torv, conhecida por sua atuação em Fringe.

mindhunter

Série Mindhunter

O Paraíso e a Serpente

A série britânica O Paraíso e a Serpente chegou ao catálogo da Netflix trazendo um olhar sobre Charles Sobhraj, um assassino em série e golpista que se tornou um dos criminosos mais perigosos dos anos 1970.

Investigado pelo diplomata holandês Herman Knippenberg, Charles é acusado de atacar viajantes que exploravam a “trilha hippie”, localizada no sudoeste asiático.

O elenco é composto por Jenna Coleman, Tahar Rahim, Billy Howle, entre outros.

The People v. O.J. Simpson: American Crime Story

Baseado no livro de Jeffrey Toobin que foi lançado em 1997, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story é uma série composta por dez episódios.

Desenvolvida por Scott Alexander e Larry Karaszewski, e com a produção executiva assinada por Alexander Karaszewski, Ryan Murphy e Brad Falchuk, o true crime acompanha a história de O. J. Simpson, que foi acusado de assassinar sua esposa.

Leia mais:   Sugar: Colin Farrell retorna à TV em drama policial

O elenco conta com nomes como Cuba Gooding Jr. (Pearl Harbor), Sarah Paulson (American Horror Story), David Schwimmer (Friends) e Robert Kardashian.

The Thing About Pam

A série The Thing About Pam narra o cruel e violento assassinato de Betsy Faria, que foi morta na sala de sua casa com 50 facadas. Embora a polícia a princípio tenha suspeitado de seu marido, após algumas reviravoltas as investigações apontaram para Pam Hupp e revelaram um esquema diabólico.

O elenco conta com a atriz Renée Zellweger no papel de Pam Hupp, Josh Duhamel como Joel Schwartz, Judy Greer interpretando Leah Askey, entre outros.

Disponível no catálogo do Star+.

The Staircase

Composta por oito episódios, a minissérie The Staircase (A Escada, no título em português) explora o assassinato de Kathleen, que foi encontrada morta ao pé da escada de sua casa.

O principal suspeito pela morte dela era seu marido Michael Peterson, um romancista policial. A produção é baseada em um documentário francês de mesmo título que foi lançado em 2004.

A série está disponível na HBO Max.

The Vow

Atual e chocante, The Vow explora a comunidade NXIVM, que se denominava um grupo de ajuda, mas se revelou uma seita que praticava crimes sexuais, extorsão, manipulação e até tráfico sexual.

Dirigida por Jehane Noujaim e Karim Amer, a trama de true crime acompanha o envolvimento de famosos na seita, a exemplo da atriz Allison Mack, conhecida por seu papel como Chloe Sullivan em Smallville. Ela foi condenada por manter relacionamento profissional direto com o líder da NXIVM.

Organize sua maratona com o nosso Planner!