Skip to main content

Steve Rogers é um homem digno de empunhar o Mjölnir

Existem inúmeros mistérios que cercam o mundo dos super-heróis. Um deles diz respeito ao pilar dos Vingadores, o Capitão América.

Uma das maiores questões que gerou muitas teorias na comunidade de fãs da Marvel é: por que o Capitão América pode empunhar o martelo de Thor? Um dos momentos mais impressionantes e importantes do filme Vingadores: Ultimato, sem dúvida, é quando Steve Rogers levanta o Mjölnir, provando ser digno de seu poder. É com ele que Steve Rogers conduz os Vingadores para a batalha final, derrotando Thanos.

Os quadrinhos podem conter dicas para como foi possível o personagem realizar o feito, lembrando que Visão também já conseguiu levantar a arma mística.

O martelo do Thor

A história do Mjölnir é bastante direta, mas a magia que o cerca pode às vezes nos levar a explicações muito complicadas. Basicamente, o martelo foi forjado por ferreiros anões com o metal asgardiano, chamado uru.

Uma vez forjado, foi Odin que o usou por algum tempo. Foi só quando Thor foi considerado digno de empunhá-la que seu pai marcou a arma com uma inscrição sagrada: “Quem segurar este martelo, se for digno, terá o poder de Thor.”

Por muito tempo, a única pessoa que podeia possuir o martelo foi o deus mitológico. Quando ele se juntou à equipe dos mais poderosos heróis da Terra, os Vingadores, o seu destino tornou-se ainda mais evidente.

No entanto, os fãs tinham uma suspeita que outro herói levantaria o martelo. Steve Rogers já sabia que era digno do feito em Vingadores: Era de Ultron, mas não tinha revelado nada a equipe. Pelo menos, até o momento que mais precisou do artefato!

  Sex and the City: quantas séries e filmes existem?

Capitão América e o Mjölnir

Nos quadrinhos, o Capitão América usou o Mjölnir mais do que qualquer outro super-herói, exceto, é claro, Thor. A primeira vez que ele o ergueu foi na edição Thor #390.

O Capitão estava em um de seus momentos de maior divisão com o governo dos Estados Unidos, adotando um novo uniforme, quando Thor e ele são atacados por demônios da morte. Thor não consegue fugir da ameaça e Steve Rogers encontra a força para erguer o Mjölnir e ajudar o amigo a lutar contra os demônios antes de devolver o martelo ao seu legítimo dono.

A partir de então, o Deus do Trovão passa admirar o Capitão América, porque ele se provou digno. Steve usou o Mjölnir novamente em outras edições.

Como o Capitão América conseguiu erguer o martelo?

Existe uma teoria muito mais simples. É que o Capitão América sempre foi digno de empunhar o martelo. Por quais motivos? Talvez porque ele tenha um coração de ouro, o que o faz querer trazer justiça e paz à Terra.

Além disso, ele é uma pessoa altruísta e bem-intencionada, um patriota disposto a lutar contra todas as formas de opressão, não importa onde. O diretor de Vingadores: Ultimato, Joe Russo, chegou a fazer a seguinte pergunta: “E se o Capitão América não tivesse usado o martelo de Thor em Era de Ultron para não o incomodá-lo?” Thor, sendo uma pessoa muito sensível, teria dificuldade para aceitar um concorrente naquele momento.

  Os Bórgias: série é baseada em fatos reais?

O gesto ilustra o valor do Capitão América. Ao invés de se divertir com o companheiro de equipe, ele entendeu o quanto a dignidade define quem é Thor. Empunhar a sua arma teria sido humilhante para o Deus do Trovão.

Sim, ele é digno!

Steve Rogers é capaz de empunhar o martelo de Thor apenas porque é digno o suficiente para fazê-lo. Assim como aconteceu nos quadrinhos por diversas ocasiões.

Alguns fãs ficaram surpreendidos pelo feito do herói, mas era algo que estava anunciado nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel desde o início.

Jane Foster é a Lady Thor

Thor: Amor e Trovão revela a nova versão de Jane Foster, a cientista e namorada de Thor, interpretada por Natalie Portman. Afastada há anos da vida do herói, a personagem reaparece em nova Asgard quando é atraída pelos poderes do Mjölnir. Mas como ela consegue empunhar o martelo?

Jane enfrenta um câncer em estágio 4, sendo assim uma lutadora de coração puro (assim como o Capitão América em Vingadores).

Ao final do filme, Jane sucumbe à doença. Mesmo com poderes extraordinários, transformando-se na poderosa Lady Thor quando em posse do martelo, ela acaba morrendo nos braços de Thor. Um destino muito similar ao dos quadrinhos quando Jane derrota outro grande inimigo dos Deuses.

A segunda cena dos créditos finais mostra Jane chegando a Valhalla, o reino celestial reservado para guerreiros asgardianos que morrem em batalha.

Lá, ela é recebida por Heimdall, que foi morto por Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. A cena em si é curta e doce, mas é uma bela homenagem ao heroísmo de Jane – especialmente porque Valhalla é geralmente reservada para os Deuses, e Jane é uma mera humana.

  O ator da série 'The Good Doctor' tem autismo de verdade?

Lady Thor acaba voltando ao nosso mundo nas HQs, graças ao amor de Thor e admiração de Odin, que conseguem ressuscitá-la.

vingadores

Capitão América e Thor compartilham grande poder nas HQs

Stormbreaker, o novo martelo do Thor

Stormbreaker foi projetado pelos anões de Nidavellir para ser a maior arma da história de Asgard. No MCU é o herói que acaba desenvolvendo a nova arma de combate, após perder o seu martelo na batalha contra Hela e precisá-lo na guerra contra Thanos.

Em Vingadores: Guerra Infinita, Thor, Rocket e Groot foram a Nidavellir para forjar uma arma, mas tudo estava destruído. Somente Eitri resistiu ao ataque de Thanos, mesmo assim conseguiu ajudar o herói a criar sua nova arma de combate.

O Stormbreaker é capaz de focar e aumentar os poderes de Thor. A arma é praticamente indestrutível e pode suportar explosões de energia criadas pelas Joias do Infinito. Também consegue canalizar energia dimensional e convocar a Ponte Bifrost, a passagem entre mundos, que permitiu que Thor se teletransportasse, junto com Rocket e Groot, para Wakanda.

Ao contrário do Mjölnir, a arma não é encantada para impedir que aqueles considerados “indignos” a empunhem, tornando qualquer pessoa com força suficiente capaz de usá-la. É o que vemos ao final de Thor: Amor e Trovão, quando a filha do Carniceiro dos Deus, nova protegida de Thor, consegue segurá-lo em batalha.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários