Cinco séries de televisão que ditam moda
EspeciaisPretty Little Liars

Cinco séries de televisão que ditam moda

Por 11 de novembro de 2013 dezembro 26th, 2017 Sem Comentários

Assim, como os seriados são responsáveis por reproduzir o comportamento da sociedade na televisão, os programas também são capazes de influenciar, principalmente, as mulheres na moda, beleza e padrões estéticos. Quem nunca quis comprar um par de sapatos Manolo Blahnik de Carrie Bradshaw em Sex and the City? Ou marcar presença em um festa glamorosa com os vestidos de alta costura de Blair Waldorf, de Gossip Girl?

Flashback: Charlie apresenta as Panteras

A série precursora no despertar desses desejos femininos foi As Panteras (1976-1981). A atração expôs um novo potencial econômico, abrindo um mercado até então inexplorado na televisão. Os anjos de Charlie – entre eles, a atriz Farrah Fawcett – eram capazes de emplacar qualquer estilo de roupa ou corte de cabelo. Com isso, o universo feminino da moda tornou-se extremamente rentável. O Pop Séries! preparou uma seleção de atrações que influenciam as telespectadoras na atualidade. Confira abaixo.

Quantas vezes Carrie e Big se separaram?

Sex and The City (1998-2004)

Sex and the City

A atração é considerada a maior série fashion do mundo. As roupas e acessórios eram fundamentais para compor as cenas e os diferentes estilos e comportamentos das protagonistas – Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Miranda Hobbes, Samantha Jones e Charlotte York.  A responsável pelo figurino da atração foi Patricia Field. Em cada episódio eram escolhidos em média dez modelos diferentes para cada troca de roupa das personagens. Algumas marcas conquistaram a fama ou mais popularidade devido à aparição de seus produtos no seriado, como Jimmi Choo, Manolo Blahnik e Vera Wang.

Nova York: o coração pulsante de Sex and The City

Gossip Girl (2007-2012)

Gossip Girl

Para contar a história das jovens mais ricas e populares de Nova York, foi preciso compor um figurino impecável. Eric Daman, pupilo de Patricia Field em Sex and The City, conseguiu transformar Serena Van Der Woodsen (Blake Lively) e Blair Waldorf (Leighton Meester) em duas jovens que ditaram moda para suas telespectadoras. Ambas protagonistas possuíam estilos completamente diferentes. Serena oscilava entre vestidos extravagantes e brilhosos e figurinos mais básicos com acessórios marcantes. Blair, por sua vez, possuía uma preferência mais clássica inspirada na atriz Audrey Hepburn. Não podemos deixar de mencionar os ternos de alta costura do bad boy Chuck Bass, que agregaram mais luxo na moda masculina.

Flashback: identidade de Gossip Girl é revelada

 Pretty Little Liars (2010-)

Pretty Little Liars

Apesar de Hannah Marin (Ashley Benson) ser a protagonista mais antenada nas tendências da moda, Aria Montgomery (Lucy Hale) é a personagem que tem os looks mais copiados pelas telespectadoras americanas. Ela foi responsável por popularizar blusas com listras brancas e pretas, calças skinny, roupas de couro, brincos grandes e colares muito chamativos. Mesmo assim, cada uma das personagens possui um figurino peculiar: Spencer Hastings (Troian Bellisario) é clássica e veste muitas camisas de alfaiataria; Hannah abusa das blusas com babados e vestidos vintages; e Emily Fields (Shay Mitchell) adora roupas mais esportivas, jaquetas de couro e botas.

O fenômeno de Pretty Little Liars

Revenge (2011-)

Revenge

Ser parte integrante da alta sociedade dos Hamptons exige muito bom gosto na escolha do figurino. Para frequentar as festas mais baladas e luxuosas dos EUA, é preciso ter muito dinheiro para investir em roupas de grifes francesas e joias exclusivas. É assim que Victoria Grayson (Madeleine Stowe) consegue impor sua presença e conservar o título de mulher mais poderosa da cidade. A protagonista Emily Thorne (Emily VanCamp), opta por um visual clássico, que varia de acordo com o evento. Seus vestidos sempre possuem cores mais sóbrias, mas apresentam estilos completamente diferentes – tomara que caia, uma manga, ou frente única. Nolan Ross merece destaque como o personagem masculino mais bem vestido.

Revenge: será que Daniel trocará Emily por ex-namorada?

Hart of Dixie (2011-)

Hart of Dixie

Quando a médica Zoey Hart (Rachel Bilson) decidiu mudar-se de Nova York para Bluebell, cidade do interior do Alabama, ela não sabia que suas roupas despertaria tanta atenção. A protagonista exibiu um figurino vindo da cidade grande e foi alvo de comentários das jovens locais. Lemon Breeland, sua principal “rival”, é uma mulher que possui um visual conservador, parecido com as mulheres americanas da década de 1960. Zoe foi responsável por colocar na moda, os microshorts e vestidos mais curtos e colados ao corpo.

Hart of Dixie: o que esperar da terceira temporada

• Por Amanda Negrini

 

Amanda Negrini

Amanda Negrini

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP. Especialista em cultura pop, é autora da tese "A Evolução das cantoras Pop Americanas: a criação de Madonna e a inovação de Lady Gaga".

Sem Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do POP SÉRIES. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O POP SÉRIES poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.