Skip to main content

Local serviu de palco para o governo de Ragnar Lothbrok

Kattegat, é sem dúvida alguma, o território mais importante de Vikings. É o local em que Ragnar nasceu e se tornou rei. Mas afinal de contas, a cidade existe na vida real? Onde ela se localiza no mapa?

Continua após a publicidade..

Qual é a cidade do Ragnar Lothbrok?

A cidade é a sede de atuação do Conde Haraldson. É também o centro de comércio da região de mares, por conta de seu fácil acesso ao porto. Agricultores, como Ragnar (Travis Fimmel), contam com Kattegat como o principal mercado onde podem vender os seus produtos. Mais tarde, depois que Haraldson é morto em combate por Ragnar, a família Lothbrok abandona sua fazenda e se muda para o local, onde o protagonista passa a governar como o novo conde.

Ao longo dos episódios, e à medida que Ragnar ganha mais poder, Kattegat se torna a sede da região e começa a se expandir. No primeiro episódio da quarta temporada de Vikings, A Good Treason, ela preenche o vale do fiorde e agora é capaz de hospedar os muitos navios que voltam do cerco de Paris.

Continua após a publicidade..

Quem governou Kattegat?

No entanto, depois da derrota de Ragnar, Aslaug se torna o único governante de Kattegat até que Lagertha recupere a antiga posição do marido. Lagertha, posteriormente, constrói extensas fortificações ao redor da cidade. Até que Kattegat é tomada por Ivar, tornando-se um rei tirânico e cruel. O governo de Ivar dura cerca de um ano antes de seu irmão Bjorn Ironside unir forças com o rei Harald. Bjorn e Harald navegam para Kattegat e unem com Hvitserk e o rei Olaf. Ivar melhora muito as fortificações de Kattegat e a qualidade das defesas é comprovada durante o Cerco de Kattegat. Mas ele é deposto como rei de Kattegat e Bjorn é saudado como seu novo rei.

Onde fica Kattegat?

Kattegat existe de verdade e está localizada entre a Dinamarca e a Suécia. É um estreito que permeia a costa da Escânia, da Halândia, de Gotemburgo e de Bohuslän. Seu limite vai até a ilha de Marstrand.

Quantas temporadas tem a série Vikings?

Vale a pena lembrar que a série é gravada na Irlanda. O cenário é até hoje um dos lugares de destaque de Vikings.

A série Vikings teve quantas temporadas?

Vikings foi um grande sucesso mundial com seis temporadas de tirar o fôlego. Ao longo dos episódios, somos apresentados ao estilo de vida, as tradições e leis que governavam esse povo ancestral.

1ª temporada

Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) é um agricultor e um guerreiro excepcional. Curioso e desbravador, o protagonista quer ir além do que seu povo jamais imaginou. Ele não era um homem comum, acreditava ser descendente direto de Odin, o que o fez querer se destacar e expandir o domínio Viking para todo o mundo.

Mas para que seu sonho seja concretizado, ele deve desafiar o poder de Earl Haraldson (Gabriel Byrne), um líder acomodado e incompetente. Mesmo sem o apoio da liderança, Ragnar começa seu plano de expansão e conta com a ajuda de algumas pessoas da comunidade que acreditam na sua visão.

Dentro os primeiros apoiadores está Floki (Gustaf Skarsgård), um construtor de barcos, e sua mulher Lagertha (Katheryn Winnick), uma guerreira. Sua primeira incursão foi muito bem-sucedida e Ragnar conquista ainda mais estima de seu povo e a antipatia de Earl.

Só que a empreitada se torna perigosa. Na segunda ida ao continente estrangeiro soldados locais iniciam uma sangrenta batalha contra os bárbaros, que conseguem retornar a Kattegat, porém sem alguns companheiros de batalha. Dentre os mortos está Knut, irmão de Earl, que tenta acusar Ragnar pela sua morte sem sucesso. Ele ordena um ataque a toda a família e apoiadores de Ragnar.

Obviamente, o protagonista mata Earl e assume o controle da tribo dando início a uma nova era Viking. Ainda na primeira temporada podemos acompanhar os planos e as tramas de Rollo (Clive Standen), o irmão invejoso de Ragnar.

2ª temporada

Nesta temporada Ragnar envolve-se com Aslaug e acaba tendo um filho com ela e a tomando como sua segunda esposa, o que gera muita revolta em Lagertha. Ela deixa a cidade de Kattegat. Björn, seu filho de quatro anos, escolhe viver ao lado da mãe e abandona o pai.

A partir daí, a série dá um salto temporal de quatro anos e vemos Lagertha em um novo casamento com o conde Sigvard. Björn, agora crescido, torna-se um grande guerreiro.

Ragnar tenta um novo ataque à Inglaterra, desta vez em Wessex, onde o rei Ecbert governa. Enquanto ele tenta uma nova incursão, em Kattegat, Borg toma o poder e aniquila os opositores. Rollo foge com os filhos de Ragnar e Aslaug. Quando volta à cidade natal, Ragnar não tem homens suficientes para uma batalha contra Borg, mas ele acaba recebendo uma ajuda inesperada.
Lagertha aparece com um contingente de guerreiros e dentre eles seu filho Björn. Graças a sua ajuda Ragnar vence a guerra.

Em paralelo, vemos Aslaug dando a luz a um filho com má formação nas pernas, o jovem acaba recebendo o nome de Ivar, o Desossado. Ragnar não desiste de Wessex e tenta uma nova incursão, na volta ele deve lidar com o levante de Horik, que acaba morto.

3ª temporada

Os desbravadores Vikings conhecem mais a fundo uma nova cultura e um novo mundo.

Ragnar mostra-se insatisfeito com a sua nova posição real. Ele parte novamente para Wessex, junto com Lagertha e seus companheiros, para cobrar as terras que outrora foram prometidas pelo rei Ecbert.

Em Kattegat, vemos Aslaug tendo um caso com Harbard, Björn ganhando uma filha e Judith dando à luz a um filho de Athelstan. Essa é oficialmente a temporada dos nascimentos.

Em contrapartida, Siggy, que outrora fora rainha, salva dois filhos de Ragnar e Aslaug de morrerem afogados, porém ela acaba morta no lugar das crianças. Floki, o melhor amigo e braço direito de Ragnar, mata Athelstan.

Acompanhamos também a chegada de Ragnar à Frância e acompanhamos o ataque à cidade de Paris. Prepare-se para cenas de batalhas épicas e violentas! Paris consegue resistir às investidas Vikings, mas uma praga começa a assolar a cidade.

Já perto de seu fim, Ragnar pede para ser batizado e enterrado dentro da cidade, morrendo em sequência. Björn assume o comando do grupo.

Porém, o que ninguém esperava é que ao entrar com o caixão de Ragnar pelo portão da cidade eles estavam caindo em uma armadilha. Ragnar estava vivo e toma a princesa Gisla como refém, garantindo a vitória de seu povo.

4ª temporada

A quarta temporada de Vikings é divida em duas partes.

Na primeira etapa, Ragnar tem uma espécie de sonho profético após uma experiência de quase morte. Ele se vê caminhando para os portões de Valhalla. Ao mesmo tempo, Aslaug está interessada em saber se uma mulher pode governar Kattegat após a morte do rei, estranho não?

Björn vai para uma região selvagem e inóspita para se testar enquanto guerreiro e homem. Enquanto isso, Rollo, que está em Paris, casa-se com a princesa Gisla, como parte de um acordo com o rei local. No começo, a jovem nega-se a ter um relacionamento com ele. Mas no final das contas ela acaba se apaixonando pelo personagem.

Rollo tenta se enquadrar nos hábitos franceses e chega a matar um acampamento Viking para ser aceito. Isso mesmo, ele trai seu povo em busca de poder. É a típica síndrome do segundo filho, que acompanhamos em várias outras séries.

Floki é liberto e vai até o Vidente, que diz o ter esperado por centenas de anos. Já o rei Harald tem planos de expandir seu domínio por toda a Noruega.

Lagertha engravida de Kalf e acaba o matando, mas ela sofre um aborto espontâneo e perde a criança. Depois do evento trágico, Ragnar, Björn e Lagertha vão para Paris e são impedidos por Rollo e seu exército.

Ragnar está um pouco mais decrépito e viciado em ópio, que lhe era oferecido por Yidu. Em um dado momento ele mata Yidu por ter se negado a lhe dar mais do remédio.

Mais um salto temporal acontece e Ragnar está desaparecido há muitos anos. Björn e Auslag ficam sabendo do fim do acampamento Viking na Inglaterra e descobrem que Ragnar tem um filho em Wessex, chamado Magnus.

A segunda parte dessa temporada mostra o retorno de Ragnar, mais misterioso do que antes, ele decide retomar as expedições para a Inglaterra e tentar aplacar seus erros. Junto com seu filho, Ivar (Alex Høgh Andersen), eles passam por muitas dificuldades no caminho e estreitam sua relação.

Lagertha mata Aslaug e toma Kattegat, seu filho Björn segue a caminho do mediterrâneo, e surpreendentemente seu tio Rollo decidi ir com o jovem, pondo sua posição e seu casamento em cheque. Mas sabemos que o sangue Viking fala mais alto!

Em Wessex, Ragnar e Ivar são capturados, o jovem é libertado e seu pai pede para que ele volte e vingue sua possível morte. Ragnar é torturado e condenado a morte por Aelle.

Em Kattegat, um homem que se dizia a própria reencarnação de Odin avisa sobre a morte de Ragnar. Para os fãs da trama nórdica é um momento difícil.

Buscando vingar a morte de seu líder, um exército Viking ataca a região Nortúmbria liderados por Ivar e Björn. Eles capturam Aelle, que assina um novo tratado de terras, só que sem nenhuma validade. Ele não é mais rei.

Ivar mata Sigurd e conhecemos o bispo Heahmund, ele faz o funeral e dorme com a viúva em seguida, mostrando a corrupção de valores dentro do clero.

5ª temporada

A temporada também é dividida em duas partes e conta com muitas reviravoltas.

As terras conquistadas na Ânglia Oriental são agora administradas por Ubbe, Hvitserk e Ivar após a morte de Sigurd. Ivar convence seus irmãos a expandirem seus territórios e seguirem rumo a York.

Björn e Halfdan, então, voltam a navegar pelos mares mediterrâneos e chegam à costa da África. Floki também sai em busca de novos mundos e acredita ter encontrado a terra dos deuses levando muitos colonos de Kattegat consigo.

Em Wessex, o bispo Heahmund e o rei Aethelwulf formam uma aliança para atacar York, mas acabam caindo em uma inteligente armadilha. Os Vikings ganham essa batalha e retornam para Kattegat com o bispo a tira colo.

Na segunda parte da quinta temporada, Ivar domina Kattegat e passa a governar a cidade sem um planejamento estratégico, diferente do que foi na época de seu pai e de sua madrasta. Rollo convida Lagertha e Björn para voltarem com ele para Frância, e pasmem! Ele revela-se o verdadeiro pai de Björn.

Björn nega a paternidade e segue caminho com sua mãe, Ubbe e Torvi, mas acabam se rendendo aos ingleses. Eles são ajudados pelo bispo Heahmund, que se torna o mais novo amante de Lagertha.

Ivar assume compromisso com Freydis, só que não consegue ter relações com ela pois sofre de impotência. Ela diz que se tomar de seu sangue conseguirá gerar um filho dele. Porém, ela mantinha relações com um escravo. E por falar em Ivar, nesta temporada ele está totalmente tomado pela febre do poder, chegando a se comparar com um deus. Ele vai até o Vidente e pede para que ele confirme sua essência divina, ao se negar acaba sendo morto por Ivar.

Floki está na Islândia e lá passa a desenvolver o dom da visão. Ele começa a ajudar as pessoas em diversas situações. Após algumas batalhas, os Vikings são expulsos e Björn acaba ferido gravemente. Lagertha desaparece e Ivar planeja seu próprio ataque ao reino de Wessex.

Freydis dá a luz ao suposto filho de Ivar, uma criança deformada que é deixada na floresta pelo próprio pai, que não desejava que o filho tivesse uma vida como a sua. Revoltada, a jovem passa a odiar Ivar e apoiar Björn, ela também expõem ao povo de Kattegat todas as atrocidades cometidas pelo tenebroso marido. No fim, ela acaba assassinada por Ivar.

6ª temporada

Também divida em duas partes, a sexta e última temporada vem repleta de emoções e reviravoltas surpreendentes.

Começamos com Ivar em fuga ganhando um novo aliado, o príncipe Oleg, que deseja uma parceria com o Viking a fim de recuperar suas terras ancestrais na Escandinávia.

Em paralelo, Björn bane de Kattegat os demais aliados de Ivar e uma aparente paz toma conta do local. Ivar ajuda Oleg em seus planos, mas começa a colocar seu sobrinho, Igor, contra o tio.

White Hair, um dos aliados de Ivar que foi expulso de Kattegat, ataca a vila de Lagertha, que recebe ajuda para mitigar a revolta.
Oleg mostra seu desejo de unificar a Noruega e Olaf apoia Björn como comandante.

Ivar passa a ser atormentado por Oleg de várias maneiras, enquanto está em Vestfold. Aqui se faz aqui se paga, não é mesmo?
Harald é nomeado rei de toda a Noruega e planeja a morte de Björn.

Lagertha retorna à Kattegat muito ferida, lá Hvitserk tem um delírio onde vê Ivar tornar-se uma serpente. Durante a alucinação ele se vê esfaqueando Ivar, porém ao acordar ele percebe que acabou matando Lagertha. Björn retorna para se despedir de sua mãe e jura vingança.

Ao mesmo tempo, Oleg invade a Escandinávia, fazendo com que Harald una forças a Björn para impedir a guerra. Muitas batalhas e traições seguem nesta temporada. Ivar está de volta a Kattegat e tenta uma nova incursão para Wessex, só que acaba morto.

Em Kattegat, com a notícia da morte de Ivar e Harald, Ingrid assume o poder da Noruega como rainha. Na cena final vemos Floki e Ubbe conversando, a série encerra com Ubbe perguntando: “É este o fim?”. Os dois em silêncio observam o pôr do sol e acaba a saga de Vikings.

Com certeza, um dos maiores sucessos do nosso tempo, com informações históricas e muitas batalhas por poder. Todas as temporadas estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Organize sua maratona com o nosso Planner!

Pop Séries

A equipe do Pop Séries! reúne as principais notícias e novidades das séries de TV.